Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
SMT deixa de utilizar radares móveis em caixa de metal
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informa que, a partir de sexta-feira, 19 de maio, não serão mais utilizados na cidade os radares estáticos (usados sobre tripés, em altura mínima, junto às calçadas). Esse tipo de equipamento, alocado dentro de uma caixa de metal, dificultava a percepção do motorista nas vias da cidade. A fiscalização continuará sendo realizada de forma intensiva. Esses equipamentos serão substituídos por postes e colunas mais visíveis
A medida, oficializada por meio de duas portarias, tem efeito para os 19 radares móveis até então utilizados, de forma rotativa, na fiscalização de motoristas em 80 pontos da cidade de São Paulo.
Essa iniciativa segue a política de transparência implementada pela atual administração da SMT, que não prioriza o caráter arrecadatório da fiscalização, mas a orientação e aos motoristas paulistanos.
“A atual gestão optou por parar de utilizar os radares móveis em caixa de metal, que em determinadas ocasiões podem não estar tão evidentes ao motorista. Os radares fixos continuam com sua devida sinalização e acompanhados permanentemente pela SMT ”, afirma o secretário de Mobilidade e Transportes. “Nosso intuito é intensificar a educação de trânsito de quem utiliza o viário da cidade, reforçando a segurança de motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.”
Para o diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) a medida também deixa claro o esforço permanente da SMT em evitar falta de informação e sinalização adequadas sobre a presença de radares. “Nossas ações continuam seguindo com o objetivo de conscientização dos motoristas e de redução de acidentes.” As duas portarias foram publicadas hoje no Diário Oficial do Município para dar publicidade às providências adotadas. Elas revogam portarias anteriores que tratavam do tema.
Assessoria de Imprensa - SMT
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk