Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
CET amplia a padronização de velocidade em pontes e acessos
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade em algumas importantes pontes, e respectivos acessos, em 60 km/h, a partir do próximo dia 22 de agosto (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 6,7 quilômetros destas vias.
As vias que terão a velocidade uniformizada são:
- Ponte do Piqueri e Rua Benedito Monteiro
- Ponte da Freguesia do Ó
- Rua Rosas de Ouro e Rua Miguel Casagrande
- Rua Ângelo Di Sarno e Rua Professor Joaquim M. Ramalho
- Ponte Presidente Jânio Quadros e Rua Izidoro Matheus
- Ponte Tatuapé
- Rua Ministro Francisco Campos
- Ponte Eusébio Matoso, Praça Eugene Boudin e Praça Antonio Sabino
- Praça Augusto Radmaker Grunewald e Praça do Cancioneiro
- Ponte Cidade Jardim, Praça Deputado Percival de Oliveira e Praça Nicolau David
- Ponte Jaguaré e Rua Rinaldo Rivetti
- Ponte Cidade Universitária, Praça Alberto Rangel e Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira
- Rua Desembargador José Gonçalves Santana
Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 40 km/h a velocidade nas vias de acesso e saídas das pontes por serem geralmente locais em curva e de movimentação de pedestres. Desta forma, as seguintes vias terão a velocidade regulamentada em 40 km/h:
- Rua Benedito Monteiro
- Rua Rosas de Ouro
- Rua Miguel Casagrande
- Rua Ângelo Di Sarno
- Rua Professor Joaquim M. Ramalho
- Rua Izidoro Matheus
- Rua Ministro Francisco Campos
- Praça Eugene Boudin
- Praça Antonio Sabino
- Praça Augusto Radmaker Grunewald
- Praça do Cancioneiro
- Praça Deputado Percival de Oliveira
- Praça Nicolau David
- Rua Rinaldo Rivetti
- Praça Alberto Rangel
- Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira
- Rua Desembargador José Gonçalves Santana
As principais mudanças acontecerão especialmente nas pontes Cidade Jardim e Cidade Universitária, onde a velocidade sobe de 50 km/h para 60 km/h. Nas demais pontes não havia velocidade regulamentada.
Redução de acidentes
A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
Novas padronizações
Ainda no mês de agosto, a CET pretende levar a uniformização das velocidades as seguintes vias:
Avenida Mercúrio
Avenida Senador Queiroz
Avenida Ipiranga
Avenida São Luís
Rua Maria Paula
Praça João Mendes
Rua Anita Garibaldi
Avenida Rangel Pestana
Viaduto Mercúrio
Avenida Nova de Julho (entre as avenidas São Gabriel e Cidade Jardim)
Avenida Cidade Jardim
Avenida Tajurás
Rua Engenheiro Oscar Americano
Rua Miguel Yunes
Departamento de Imprensa - CET
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