Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011 | Horário: 16:37
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CET amplia a padronização de velocidade para vias do Mini Anel Viário

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Medida visa uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários
 
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade em vias do Mini Anel Viário em 60 km/h, a partir do próximo dia 17 de outubro (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 31,2 quilômetros destas vias.

As vias que terão a velocidade uniformizada são:
  • Avenida Salim Farah Maluf;
  • Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
  • Rua das Juntas Provisórias;
  • Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie;
  • Avenida Presidente Tancredo Neves; 
  • Complexo Viário Maria Maluf;
  • Avenida Afonso D'escragnolle Taunay;
  • Avenida dos Bandeirantes;
  • Ponte Engenheiro Ary Torres e Viaduto República da Armênia. 

Excluindo-se as marginais, as mudanças acontecerão em todo o restante do Mini Anel Viário, onde a velocidade regulamentada em das vias cai de 70 km/h para 60 km/h. Estão sendo implantadas 474 placas de regulamentação de velocidade e advertência para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade, pois, a partir do dia 17 de outubro, os veículos que desrespeitarem serão autuados. 

Redução de acidentes

A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.  

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu  1,8%  ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.

Além disso, a CET também registrou uma tendência de queda de 71% no número de mortes provocadas por atropelamento dentro da área compreendida pela primeira Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista. O estudo foi feito no período de 11 de maio a 30 de junho de 2008, 2009, 2010 e 2011. Nos dois primeiros anos, ocorreram cinco mortes na região. Em 2010, foram 7 mortes no mesmo período e, em 2011, foram registrados 2 óbitos de pedestres por atropelamento na ZMPP.

Novas padronizações

Em outubro, a CET ainda pretende levar a uniformização das velocidades as seguintes vias: 
  • Rua Henrique Chamma
  • Avenida Professor Ascendino Reis
  • Estrada do M´Boi Mirim
  • Avenida Jacú Pêssego
  • Avenida Carlos de Campos
  • Rua Bresser
  • Rua Taquarí
  • Rua Pires do Rio
  • Estrada de Mogi das Cruzes
  • Estrada do Imperador
Departamento de Imprensa - CET
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