Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
CET amplia a padronização de velocidade para vias do Mini Anel Viário
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Medida visa uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade em vias do Mini Anel Viário em 60 km/h, a partir do próximo dia 17 de outubro (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 31,2 quilômetros destas vias.
As vias que terão a velocidade uniformizada são:
- Avenida Salim Farah Maluf;
- Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
- Rua das Juntas Provisórias;
- Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie;
- Avenida Presidente Tancredo Neves;
- Complexo Viário Maria Maluf;
- Avenida Afonso D'escragnolle Taunay;
- Avenida dos Bandeirantes;
- Ponte Engenheiro Ary Torres e Viaduto República da Armênia.
Excluindo-se as marginais, as mudanças acontecerão em todo o restante do Mini Anel Viário, onde a velocidade regulamentada em das vias cai de 70 km/h para 60 km/h. Estão sendo implantadas 474 placas de regulamentação de velocidade e advertência para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade, pois, a partir do dia 17 de outubro, os veículos que desrespeitarem serão autuados.
Redução de acidentes
A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
Além disso, a CET também registrou uma tendência de queda de 71% no número de mortes provocadas por atropelamento dentro da área compreendida pela primeira Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista. O estudo foi feito no período de 11 de maio a 30 de junho de 2008, 2009, 2010 e 2011. Nos dois primeiros anos, ocorreram cinco mortes na região. Em 2010, foram 7 mortes no mesmo período e, em 2011, foram registrados 2 óbitos de pedestres por atropelamento na ZMPP.
Novas padronizações
Em outubro, a CET ainda pretende levar a uniformização das velocidades as seguintes vias:
- Rua Henrique Chamma
- Avenida Professor Ascendino Reis
- Estrada do M´Boi Mirim
- Avenida Jacú Pêssego
- Avenida Carlos de Campos
- Rua Bresser
- Rua Taquarí
- Rua Pires do Rio
- Estrada de Mogi das Cruzes
- Estrada do Imperador
Departamento de Imprensa - CET
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