Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte
Olho Vivo: Novidades e Mudanças
Os desafios de administrar o sistema de ônibus de uma das maiores e mais populosas cidades do mundo - São Paulo - estão longe de serem pequenos. Em média, são mais de 9 milhões de passageiros transportados por dia em um sistema que contempla 15 mil ônibus, 1.360 linhas, 10 corredores e 28 terminais. Todos gerenciados pela SPTrans.
Muito se tem falado sobre mobilidade urbana. Mas como garantir que os serviços do transporte público sejam cada vez mais eficientes e permitam maiores benefícios à cidade e seus cidadãos? O Planejamento adequado é fundamental para que haja melhorias e desenvolvimento constante. Porém, outras áreas de atuação são igualmente importantes no que se referem à promoção do conforto, à utilidade e à satisfação do usuário. E, nesse quesito, uma área especifica da SPTrans tem se destacado: a de Tecnologia.
Não se pode mais pensar na gestão e na disponibilização dos serviços de transporte sem considerar o suporte e os benefícios decorrentes da aplicação da tecnologia. E é justamente provida deste pensamento, que a SPTrans vem desenvolvendo inúmeros projetos e produtos com tais fins.
O SISTEMA OLHO VIVO é um deles. Nesse Programa, é possível monitorar em tempo real a operação do sistema de ônibus de São Paulo com várias informações.
No entanto, um dos grandes desafios do programa sempre foi o de informar ao seu usuário sobre o momento certo dele ir para o ponto de parada para embarcar no ônibus da linha que deseja ou auxiliá-lo a decidir qual linha de ônibus embarcar para chegar mais rápido ao seu destino.
Dessa maneira, outros subprodutos derivados do SISTEMA OLHO VIVO tornaram-se necessários para suprir essa demanda e ampliar sua gama de oferta, atuando como facilitadores nas questões da mobilidade do cidadão através da informação. Assim, surgiram os Programas:
De Olho na Linha: localiza os ônibus que poderão atender o usuário ao longo do trajeto da sua linha.
De Olho no Ponto: mostra em quanto tempo e quais linhas de ônibus se aproximam do ponto que o usuário está ou irá utilizar em um dos corredores de ônibus.
De Olho na Via: mostra a velocidade média e tempo de percurso do ônibus nos principais corredores da cidade.
No Olho Vivo De Olho na Linha e no De Olho no Ponto, adicionalmente, o sistema permite informações que facilitam a consulta. Por exemplo: como localizar e posicionar no mapa o endereço em que o usuário está, com informações sobre a operação da linha, o ponto de parada e os veículos.
Por ser uma primeira versão em teste, os novos programas precisam de colaboração, sugestões e dicas. Essas serão direcionadas diretamente aos desenvolvedores do sistema através de mensagens por e-mail ou postagens no Twitter.
Mas a melhor notícia ainda está por vir: toda essa tecnologia de monitoramento do transporte de ônibus, além de poder ser acessada pelo seu computador, de casa ou do trabalho, já está disponível para os sistemas operacionais de celulares smartphones e dispositivos móveis com acesso a internet rodando Android e iOS da Apple. Testes estão sendo realizados para que isso se amplie para outros sistemas disponíveis em dispositivos móveis.
Visualizando aonde o ônibus se encontra e, assim, calculando o tempo estimado que ele passará no ponto, o usuário programa melhor suas atividades e otimiza melhor o seu tempo.
O Programa inovador, realizado pela SPTrans, tem apenas um objetivo: facilitar a vida do usuário, tornando sua viagem de ônibus mais agradável.
Não perca mais tempo. Comece agora a utilizar os serviços:
Diana Sampaio
Assessoria de Marketing - SPTrans
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk