Mooca

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025 | Horário: 18:16
Compartilhe:

Subprefeitura Mooca amplia áreas verdes: 852 árvores já foram plantadas em 2025 em todos os distritos

Iniciativa reforça a sustentabilidade urbana e segue critérios técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

A Prefeitura de São Paulo, alinhada aos compromissos da Agenda COP 30, vem reforçando a ampliação das áreas verdes como estratégia para enfrentar os desafios climáticos e melhorar a qualidade de vida da população. Dentro dessa meta, cada subprefeitura recebeu a missão de plantar mil árvores até o final do ano. Na região administrativa da Mooca, o trabalho vem avançando significativamente: até o momento, já foram plantadas 852 mudas em diferentes pontos do território.

A ação inaugural aconteceu no CDC Mooca, com a participação dos alunos do Colégio Liceu Santa Cruz, ocasião em que 100 mudas foram plantadas. Outros plantios ocorreram na Rua Nelson Cruz, no Belém; na Praça Nossa Senhora da Oliveira, no Pari; e na Rua Maria Luísa de Pinho, no Parque da Mooca. Em setembro, mês de aniversário do Tatuapé, terá início o plantio mais de 357 árvores no distrito, em alusão à data.

Lideranças do Tatuapé e crianças do Lar Sírio participaram do plantio em comemoração ao aniversário do bairro.
Crédito: Tâmara Santos / Subprefeitura Mooca

Bosque de Conservação

Além das ações diretas desenvolvidas pela Subprefeitura, iniciativas da Secretaria Municipal das Subprefeituras, como o Bosque de Conservação, também contribuem para ampliar as áreas verdes da região. O Bosque Trinca-ferro, quando concluído, contará com cerca de 1.400 exemplares arbóreos. A região administrativa da Mooca ganhará ainda mais dois bosques: o Bosque Sabiá-Poca, localizado na Rua Help Lopes Meirelles, 1450, esquina com a Avenida Condessa Elizabeth de Robiano; e o Bosque Anú, na Ponte Presidente Jânio Quadros – Ponte Pequena, São Paulo - SP, 01142-300. 

CADES

A participação da comunidade é parte essencial dessa iniciativa. Os moradores podem sugerir locais para novos plantios pelo formulário disponível no site da Prefeitura ou encaminhar propostas ao CADES (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz), por meio do formulário de Plantio de Incremento. Assim, a população contribui diretamente para uma cidade mais verde, sustentável e preparada para os desafios climáticos dos próximos anos.

COP 30

Além da ampliação das áreas verdes, a Prefeitura de São Paulo intensifica sua agenda climática rumo à COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Entre os avanços que serão apresentados estão a expansão da frota de ônibus elétricos, a universalização da coleta seletiva e o Orçamento Climático, reforçando o protagonismo da capital no enfrentamento da crise climática. Com participação institucional organizada pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e pela Secretaria de Relações Internacionais, São Paulo busca não apenas projeção internacional, mas também a consolidação de políticas públicas duradouras, a atração de investimentos verdes e o engajamento da população em um futuro mais sustentável.

O Subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério, destaca a importância de conectar a agenda local às metas globais de sustentabilidade. “Cada árvore que plantamos representa um passo concreto para tornar nossa cidade mais preparada para os desafios do clima e mais acolhedora e verde para quem vive aqui”, afirmou.

Além das árvores, a Praça Silvio Romero recebeu 2.950 plantas ornamentais.
Crédito: Tâmara Santos / Subprefeitura Mooca

Com os novos plantios, as regiões da Subprefeitura avançam em direção a uma cidade mais sustentável, resiliente e participativa. A arborização urbana não apenas melhora o conforto térmico e a qualidade do ar, como também simboliza um investimento coletivo em saúde, bem-estar e no futuro das próximas gerações.

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens