Mooca

Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024 | Horário: 12:48
Compartilhe:

MOOCA

M de Mooca
Subprefeitura Mooca/Lucas Oliveira


A região começou a se tornar mais fortemente explorada com o desenvolvimento do centro da cidade, mas o primeiro marco histórico sobre o bairro consta de 17 de agosto de 1556. Nesta época, o local era povoado pelo povo indígena, o qual deu nome a Mooca, que significa “faz casa”, em alusão às primeiras casas que os brancos levantaram.

Um dos maiores atrativos que caracterizavam a Mooca era a presença de um “rio de muitas voltas” chamado Tamanduateí, que deságua no Tietê, mas hoje, infelizmente, é canalizado e poluído.

No primeiro século pós-império, a Mooca era repleta de grandes casas e chácaras, e até recebeu a ilustre morada do Regente Feijó. Ao longo dos anos, a região foi sendo loteada e passou a receber vendas e pequenas fábricas, que, ao longo da história, constituíram um dos principais pólos industriais do século XX. Da cultura indígena restaram os nomes das ruas: Javari, Taquari, Cassandoca, Itaqueri, Ariboia, Guaimbé, Tabajaras, Camé, Iucatan, Piratininga, Puris, Juatindiba e outras inúmeras cujos nomes foram substituídos.

Com o forte potencial econômico, o bairro se tornou operário, e recebeu o Jockey Club, o estádio de futebol do Clube Juventus, e também a forte imigração italiana que povoou a Mooca e lá fortaleceu suas raízes. Os descendentes de italianos participam ativamente, até hoje, como mooquenses mais do que verdadeiros.

Um bairro em início de verticalização, mas ainda com muitas casas, sobrados e alguns condomínios horizontais. A Mooca ainda assemelha-se a uma cidade do interior, com relações cordiais entre as pessoas e uma oferta considerável de serviços e comércio. O distrito conta com três universidades: Anhembi Morumbi, São Judas e Capital. Além disso, possui uma grande rede de escolas particulares, especialmente infantis, e é bem servido de equipamentos municipais, como teatro, biblioteca, escolas e creches, Clube da Cidade, hospital e postos de saúde.

A primeira citação encontrada referente ao bairro da Mooca é de 1556, quando a governança de Santo André da Borda do Campo comunicava que todos estavam “obrigados a participar da construção da ponte do rio Tameteai (Tamanduateí)”. A ponte era necessária para ligar a zona leste à freguesia eclesiástica da Sé. A região leste era habitada pelos indígenas da tribo Guaiana (tupi-guarani), que deixaram marcas tradicionais no bairro, inclusive seu próprio nome. Segundo historiadores, o vocábulo tem duas versões: MOO-KA (ares amenos, secos, sadios) e MOO-OCA (fazer casa), expressões usadas pelos indígenas da Tribo Guarani para denominar os primeiros habitantes brancos, que erguiam suas casas de barro. Outros historiadores acreditam que o nome seja de origem asiática, MOKA, que significa variedades de café, vindo da cidade de MOCA (Yemen), porto do Mar Vermelho.

O DESENVOLVIMENTO DO BAIRRO

A partir da transposição do rio Tamanduateí, o adensamento da área acelerou-se, e o bairro foi gradualmente incorporando-se à cidade. O desenvolvimento urbano da Mooca está intimamente ligado à história econômica de São Paulo e às rápidas transformações que, nas décadas finais do século XIX e na primeira metade do século XX, fizeram da capital paulistana uma grande metrópole industrial.

Um fator importante para a evolução da Zona Leste foi a instalação de duas ferrovias: em 1868, a São Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí), conhecida como a Inglesa, ligando São Paulo ao porto de Santos. Em 1875, a Estrada de Ferro do Norte (o trecho paulista da Estrada de Ferro Central do Brasil), ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. Entre os novos bairros surgidos, destacam-se Belém e Mooca, que atraíram numerosas fábricas.

As áreas próximas das ferrovias foram as preferidas pelas indústrias, já que o transporte das matérias-primas e combustíveis importados, bem como a produção destinada à exportação, dependia dos trens.

Essas indústrias utilizavam a mão de obra imigrante que chegava a Santos e era encaminhada para a Casa da Imigração (hoje Museu dos Imigrantes). Os operários e suas famílias se instalavam nas proximidades de seus empregos, impulsionando o comércio local. Após a Primeira Guerra Mundial, a industrialização de São Paulo ganhou novo impulso, resultando na ampliação do parque industrial da região.

Essa área, que na época da sua formação era considerada periférica, já estava densamente povoada na década de 1960. Em 2002, foi aprovada a Lei das Subprefeituras, que agregou à Mooca os distritos do Brás e do Pari, antes pertencentes à Subprefeitura Sé.

 O aniversário da Mooca é comemorado em 17 de agosto. 

Conheça a história das ruas da Mooca.

Você sabe como foi escolhido o nome da rua onde mora? Ou quais acontecimentos marcaram a história de cada via do nosso bairro?

O portal Dicionário de Ruas reúne curiosidades e informações sobre a origem dos nomes das ruas de São Paulo — incluindo as do Brás, região repleta de tradição e memória. Acesse e descubra a história das vias do nosso território: https://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/

População e demografia (Censo IBGE 2022)

Áreas Verdes

  • Praças

O Distrito da Mooca conta com 51 áreas verdes, sendo 50 praças. Para conhecer todas as praças adotadas da região, clique aqui!

  1. Praça Mario Vicente Pedro Piccoli

  2. Praça Wanda Freire da Costa

  3. Praça Presidente Kennedy

  4. Praça Alfredo Di Cunto

  5. Praça Vicente Matheus

  6. Praça Cid José da Silva Campanella

  7. Praça Dr. Danilo Stefanelli

  8. Praça Barão de Tietê

  9. Praça Wilson Olivetto

  10. Praça Dr. Pérsio Molina

  11. Praça Amo a Mooca

  12. Praça Ciro Pontes

  13. Praça Maria Cândida F. de Oliveira

  14. Praça Vermelha

  15. Praça Industriários

  16. Praça Raphael Cardamone

  17. Largo São Rafael

  18. Praça Dr. Oscar Rodrigues Alves

  19. Praça Osório de Almeida

  20. Praça Iugoslávia

  21. Praça Abronia

  22. Praça Adelino Polettine Filho

  23. Praça Alexandre Fleming

  24. Praça Delgado Arouche

  25. Praça Osmar Porcelli

  26. Praça Oswaldo Mencarini

  27. Praça José Alípio Pinto

  28. Praça Daniel Bifone

  29. Praça Vicente Arienzo

  30. Praça Dr. Eulogio Emilio Martinez

  31. Praça Presidente José Ferreira Pinto Filho

  32. Praça Roberto Di Cunto

  33. Praça Umberto Genovesi

  34. Praça Walter Jorge

  35. Praça Carlos Aliprandi

  36. Praça Marcelino Zonta Filho

  37. Praça Sérgio Buarque de Hollanda

  38. Praça Rubens Macabelli

  39. Praça Capital

  40. Praça Primo Tapia

  41. Praça Rotary

  42. Praça Visconde de Souza Fontes

  43. Praça Dr. Luiz Kulay

  44. Praça Mary Margaret Anderson

  45. Praça Luiz Kulay

  46. Praça Salim Rachid

  47. Praça Mario Fontana

  48. Praça Wilhem Bernauer

  49. Praça Paulo Augusto Adriano Porto

  50. Praça Aradames Mano

  51. Praça Ângelo Di Stasi

Cultura

  • Museus

    • Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, 1361

  • Bibliotecas 

    • Biblioteca Affonso Taunay - Rua Taquari, 549

    • Biblioteca Arsenal da Esperança - Rua Dr. Almeida Lima, 900

    • Biblioteca do Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, 1316

Além dos espaços físicos, a biblioteca pública conta com um acervo de mais de 17 mil títulos disponíveis. Confira: https://prefeitura.sp.gov.br/web/cultura/bibliotecas/

Esporte 

  • Centros Esportivos 

    • Centro Esportivo Mooca (CEE Salim Farah Maluf) - Rua Taquari, 549

  • Estádios 

    • Estádio Conde Rodolfo Crespi - Rua Javari, 117

    • Ibrachina Arena - Rua Borges de Figueiredo, 1247

Limpeza Urbana

  • Ecopontos:  

    • Ecoponto Mooca - Av. Pires do Rio, 600 (Baixo Viaduto Bresser)

Saúde

  • Hospital
    • Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvea
  • UBS
    • UBS Mooca I - Rua Taquari, 549

Segurança

  • Policia Militar:

    • 7 BAEP - Rua João Caetano, 483

    • 4º Cia do 11º BPM/M - Rua Sapucaia, 206

    • 1º Cia do 21° BPM/M - Rua Prof. Jacob Penteado, 129

    • Cia Tática do 21° BPM/M - Rua Celso de Azevedo Marques, 454

  • Polícia Civil:

    • 18º DP Alto da Mooca - Rua Juventus, 350

    • 8º DP - Brás/Belém - Rua Sapucaia, 206

    • 57° DP - Pq. da Mooca - Rua do Oratório, 2220

  • Guarda Civil Metropolitana:

    • Inspetoria de Ações com Motocicletas - Rua João Tobias, 12

 

 
collections
Galeria de imagens