Infraestrutura Urbana e Obras
Audiência Pública debate futuras intervenções nos córregos Mongaguá e Dois Irmãos
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), realiza na próxima segunda-feira (21) mais uma Audiência Pública referente aos cadernos de drenagem da Cidade. Na ocasião, será abordada a bacia hidrográfica dos córregos Mongaguá e Dois Irmãos, na Zona Leste. O período de consulta pública já está aberto. A população pode encaminhar até o dia 15 de agosto, via e-mail (cadernos.siurb@fcth.br), sugestões e contribuições sobre o tema. A Audiência Pública presencial será realizada no dia 21 de julho, às 18h00, no Colégio Carlos Drummond de Andrade (Auditório), localizado na Av. São Miguel, 4335 - Parque Boturussu. Não é necessária a inscrição prévia.
A participação da população é de suma importância para o desenvolvimento dos cadernos de drenagem. As propostas devem tratar de temas relacionados à drenagem urbana, como pontos de alagamento, locais frequentemente atingidos por inundações, trechos com problemas de infraestrutura, áreas com potencial para intervenções, entre outros. Também podem ser enviadas informações sobre estudos, projetos ou obras já realizadas por órgãos públicos ou pela comunidade nas regiões das subprefeituras de Penha, Ermelino Matarazzo e São Miguel.
A bacia hidrográfica dos córregos Mongaguá e Dois Irmãos se estende por 20,7 Km², com influência em aproximadamente 226 mil pessoas, e abrange as subprefeituras de Ermelino Matarazzo, Penha e São Miguel. Os Cadernos de Drenagem são estudos técnicos aprofundados sobre as principais bacias hidrográficas da cidade, elaborados em parceria com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP (FCTH). Os documentos mostram a real situação dos rios e córregos, seus pontos críticos, e apontam quais as alternativas que podem ser adotadas pelo poder público na mitigação de cheias e no aprimoramento do sistema de drenagem de São Paulo. A realização da audiência e consulta pública reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e o diálogo aberto com a população.
O novo Caderno de Drenagem irá buscar soluções para as áreas que mais sofrem com cheias no entorno dos córregos Mongaguá e Dois Irmãos, em especial a região central de Ermelino Matarazzo, junto à Av. Milene Elias e Rua Rev. José de Azevedo Guerra, Jardim Keralux, USP Leste, Rua Bequimão e jardins São Francisco e Piratininga.
Importante destacar que as alternativas propostas nos cadernos são baseadas exclusivamente em aspectos técnicos e objetivos, além e contemplarem também as chamadas Soluções Baseadas na Natureza. A previsão é que o caderno seja publicado em dezembro deste ano.
Links úteis:
Transmissão ao vivo pelo canal da SIURB no YouTube
Publicação do comunicado da Audiência e Consulta Pública no Diário Oficial
Consulta aos dados disponíveis sobre os Cadernos de Drenagem
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk