Infraestrutura Urbana e Obras
Córrego Veleiros, na Zona Sul, passa por obras de canalização
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está melhorando o sistema de drenagem do córrego Veleiros, localizado entre os bairros Jardim dos Lagos e Veleiros, em Capela do Socorro, Zona Sul da cidade. Com um investimento de R$ 49,2 milhões por parte da gestão municipal, e previsão de término para novembro deste ano, mais de 600 mil moradores serão beneficiados pelas ações.
A capacidade de vazão do córrego Veleiros estava comprometida devido ao avanço da erosão nas margens, o que agravou o assoreamento do leito e reduziu o escoamento das águas, provocando frequentes alagamentos na região. Demanda antiga da população, as intervenções visam conter as enchentes e assegurar o acesso da população à serviços essenciais, como postos de saúde e unidades escolares, mesmo em dias de fortes chuvas.
Canalização do córrego Veleiros
Com mais de 950 metros de extensão, as obras contemplam a canalização do córrego e a construção de novas galerias subterrâneas que vão passar sob as avenidas dos Lagos, Dr. Arthur Cordeiro, Atlântica e nas ruas Sion, Luiz Pina e Valentim Ramos Delano. As novas galerias vão desaguar na Represa Guarapiranga. Para minimizar os impactos no transito na região, os serviços são executados por etapas, com interdições parciais nas vias.
O contrato contempla, ainda, a implantação de novas bocas de lobo e poços de visita, que auxiliam na manutenção e limpeza dos ramais, além da recomposição dos passeios, guias, sarjetas e pavimento em todo o perímetro das obras. As intervenções vão ao encontro da meta da Prefeitura de São Paulo que visa reduzir as áreas inundáveis da cidade e garantir a segurança e o bem-estar dos paulistanos.
Assessoria de Comunicação - SIURB
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk