Infraestrutura Urbana e Obras
Concurso de engenharia reconhece projetos de destaque em sustentabilidade e infraestrutura urbana
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) realizou nesta quarta-feira (9) a premiação da 4ª edição do concurso Engenharia Ação, iniciativa que estimula a inovação e o protagonismo de estudantes e professores de engenharia em desafios reais da cidade de São Paulo.
Nesta edição, o concurso teve como instituições organizadoras, além da SIURB, o Instituto Mauá de Tecnologia, Escola Politécnica da USP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, INSPER, Centro Universitário FEI e Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A ação ainda contou com a parceria da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria (ABECE), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), o que reforça o compromisso do Programa com a formação técnica e de excelência dos futuros profissionais da área.
“O Engenharia Ação é um exemplo de como as parcerias entre o poder público e as universidades podem gerar soluções inovadoras para os desafios da cidade. É uma iniciativa que valoriza nossos jovens talentos e fortalece a engenharia nacional”, destacou o Secretário de Obras, Marcos Monteiro.
A 4ª edição do concurso Engenharia Ação foi estruturada em três eixos temáticos: Energias Renováveis, Resíduos da Construção Civil e Drenagem Urbana. Os temas estão diretamente relacionados às atividades da SIURB e às demandas de sustentabilidade e resiliência urbana do município. Ao todo, a edição de 2025 contou com 14 equipes, formadas por 47alunos e 17 professores. As equipes foram formadas por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, Escola Politécnica da USP, Centro Universitário FEI, Instituto Federal de São Paulo (campi São Paulo e Guarulhos), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Os trabalhos vencedores apresentaram soluções criativas e tecnicamente viáveis para a infraestrutura da cidade, promovendo o diálogo entre a academia, o poder público e o setor produtivo. No eixo Energias Renováveis, a equipe “Alta Tensão”, da POLI-SUP, foi premiada em 1º lugar. A equipe é formada pelos estudantes Jean Marcos Savicki, Ana Julia de Morais Faria, Paulo Henrique Silva Santos, Crislara Santos Santana e Rafaela Sousa de Alencar Lacerda. Para o eixo que trata dos Resíduos da Construção Civil, a equipe “Concreto Mauá”, do o Instituto Mauá de Tecnologia, foi a premiada. O time é formado pelos alunos Isabella Lopes Soldatelli, Carolina Kawamura Vidal, Murilo Cecara Mascaro, Thiago Tavares Figueiredo e Maria Luiza Bertachini. Para a Drenagem Urbana, o 1º lugar foi conquistado pela equipe “UrbanFlow” também do o Instituto Mauá de Tecnologia, e formada pelos estudantes Leonardo de Almeida e Silva, Pedro Zoccola, Matheus Dadario, Luiza Lorenzetti e Lorena Mansano.
Os preparativos para a 5ª edição do concurso, prevista para 2026, já começaram. A expectativa é de ampliação do número de eixos temáticos, incluindo Cidades Inteligentes e outros desafios relevantes para a infraestrutura urbana. Além disso, novas parcerias com a sociedade civil serão celebradas, o que irá fortalecer o papel da iniciativa como vitrine de talentos e ideias inovadoras.
Clique aqui para acessar o site do concurso.
Assessoria de Comunicação - SIURB
10/10/2025
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
