Infraestrutura Urbana e Obras
Corredores Verdes vão transformar a mobilidade urbana com inovação e sustentabilidade
São Paulo se prepara para dar um passo importante em direção a uma mobilidade mais sustentável e inteligente. A cidade vai implementar os Corredores Verdes de Transporte, uma iniciativa que une inovação, infraestrutura moderna e compromisso com o meio ambiente.
O projeto foi formalizado por meio da Portaria PREF nº 1.184, de 17 de junho de 2025, que criou o Grupo de Trabalho Intersecretarial dos Corredores Verdes de Transporte (GT-CVT). Esse grupo é formado por representantes de diferentes órgãos da Administração Direta e Indireta, entre eles a São Paulo Obras (SPObras), responsável pela gestão do Contrato de Concessão de Mobiliário Urbano do Município.
O primeiro Corredor Verde será implantado na Avenida Nove de Julho, com início das obras previsto para 21 de julho de 2025. Conforme andamento das obras iniciado no último dia 28 de julho, a intervenção inclui a modernização de 12 estações de embarque e desembarque do modelo Barbosa & Corbucci, distribuídas em quatro paradas estratégicas: Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas. A ampliação da iniciativa está em fase de estudo.
Essas novas Estações Sustentáveis contarão com inovações como geração de energia limpa com certificação I-REC, brises vegetados com resfriamento evaporativo (estruturas com plantas que filtram a luz solar, reduzem o calor e valorizam a fachada), pintura cerâmica refletiva para redução da absorção de calor, coleta seletiva, painéis digitais com informações climáticas e de itinerários aos usuários, sensores climáticos para medição do microclima da estação e câmeras de segurança conectadas ao programa de monitoramento de segurança urbana Smart Sampa. O projeto também prevê a revitalização de aproximadamente 4.300 m² de canteiros centrais, com paisagismo e plantio de mudas vegetais, observando premissas ambientais e a inserção de espécies do bioma local, reforçando o compromisso da cidade com o desenvolvimento urbano sustentável.
O projeto será executado pela Eletromidia, concessionária responsável pela operação e conservação de mais de 22 mil pontos de ônibus em São Paulo, distribuídos entre 7.500 abrigos e 14.700 totens, e reconhecida como líder nacional no mercado de publicidade exterior. O projeto não gera custos para o Município, sendo integralmente financiada pela concessionária no âmbito do contrato de concessão do mobiliário urbano.
A iniciativa representa um importante avanço para uma cidade mais resiliente, inclusiva e eficiente, alinhada aos compromissos climáticos assumidos pelo município no âmbito das agendas nacionais e internacionais. A modernização da infraestrutura do transporte coletivo por meio da incorporação de soluções sustentáveis reforça o papel de São Paulo como referência em inovação e responsabilidade socioambiental.
Assessoria de Comunicação
21/07/2025
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk