Infraestrutura Urbana e Obras

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Novo reservatório do Córrego Antonico irá combater as enchentes históricas no bairro do Morumbi

As obras serão concluídas em 2026 e vão beneficiar mais de 87 mil pessoas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), segue trabalhando para ampliar a resiliência do sistema de drenagem da cidade. Na região do Butantã, as cheias históricas que atingiam as áreas baixas do Córrego Antonico estão com os dias contados. 

Para combater os alagamentos da região, a SIURB está construindo um reservatório na Praça Roberto Gomes Pedrosa e implantando 600 metros de novas galerias para captação das águas pluviais na Rua Senador Otávio Mangabeira. O novo piscinão terá capacidade para armazenar cerca de 133,5 mil metros cúbicos de água, o equivalente a mais de 53 piscinas olímpicas.

Imagem de drone da obra em andamento

Outro reservatório também está em obras na Praça Alfredo Gomes, junto com a implantação de novas galerias na Av. Jules Rimet. Essas intervenções estão sob a responsabilidade do Governo do Estado. 

Após a conclusão do reservatório da Praça Roberto Gomes Pedrosa, o espaço será fechado por uma laje, permitindo a recomposição da área de lazer com implantação de equipamentos lúdicos, novo paisagismo, mobiliário urbano e novos acessos pelas ruas do entorno. O projeto segue as normas vigentes de acessibilidade e desenho universal, reforçando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com uma cidade mais inclusiva. Também estão previstos postos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a reconstrução do posto da Polícia Militar.

Mais obras na região

A Prefeitura também está trabalhando na reforma das instalações do CEU Paraisópolis. As obras de manutenção, iniciadas em setembro de 2023, serão concluídas ainda neste mês, garantindo um espaço seguro e adequado para estudantes da comunidade.

Na área de mobilidade, foi realizada a recuperação do Viaduto Pasquale Gallupi, assegurando a estabilidade da estrutura e melhorando as condições viárias para os milhares de motoristas que utilizam a via diariamente.

Para reduzir áreas de risco no Jardim Parque Morumbi, entre as ruas Dr. Carlos Aldrovandi e Dr. José Pedro de Carvalho Lima, a SIURB publicou edital para execução das obras de contenção de talude, garantindo a estabilidade do terreno e prevenindo deslizamentos. A sessão pública para abertura dos envelopes das empresas interessadas ocorrerá no próximo mês, com previsão de investimento de R$ 112 milhões. 

Assessoria de Comunicação SIURB 

collections
Galeria de imagens