Infraestrutura Urbana e Obras

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2025 | Horário: 16:10
Compartilhe:

Obras de drenagem avançam no Córrego Piraporinha

Novas galerias entram em operação no próximo ano, beneficiando os mais de 250 mil moradores da região

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e obras (SIURB) realizou nesta quinta-feira (7) vistoria às obras de drenagem do córrego Piraporinha, localizado no bairro Jardim São Luís, Zona Sul da cidade. Com investimento de R$ 65,3 milhões nas intervenções, e com previsão para serem concluídas no segundo semestre de 2026, os trabalhos vão beneficiar diretamente os mais de 250 mil moradores do distrito.  

O contrato para implantação do novo sistema de drenagem do bairro contempla a construção de 4,1 km de galerias subterrâneas em duas frentes de trabalho. A primeira é executada pelo método conhecido como “tunnel liner”, quando as escavações acontecem diretamente no subsolo, sem a necessidade de grandes interdições no trafego. Já a segunda, em aduelas de concreto armado, é construída com a escavação de valas no pavimento. 

Canteiro das obras das novas galerias do córrego Piraporinha

As galerias principais serão construídas na Rua Hercília Gonçalves dos Santos, Avenidas George Anselmi, Bento de Souza e Inácio Dias da Silva. Enquanto que os ramais secundários serão implantados entre as Avenidas Hamilton e Manuel de Siqueira. O contrato contempla, ainda, a readequação dos ramais existentes, novas bocas de lobo, poços de visita, que auxiliam na manutenção e limpeza das galerias e nova pavimentação em todo perímetro da obra. 

Quando concluído, o novo sistema irá eliminar as áreas de alagamento, adequar a vazão das galerias, além de garantir a segurança e melhoria da qualidade de vida dos moradores. Além das ações no córrego Piraporinha, a SIURB entregou em junho deste ano a nova rede de drenagem do córrego São Luis, localizado na mesma região. As ações atendem a uma demanda histórica da população dos bairros Piraporinha e Jardim São Luís, localizados na subprefeitura do M’Boi Mirim, que há anos sofrem as cheias causadas pelas fortes chuvas. 

Assessoria de Comunicação - SIURB

Atualizado em 07/08/25

collections
Galeria de imagens