Infraestrutura Urbana e Obras

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2025 | Horário: 17:39
Compartilhe:

Reservatório Paraguai-Éguas entra em nova fase de obras

Intervenção irá combater as enchentes históricas que atingem a Av. Professor Ascendino Reis; Novo reservatório beneficia 209 mil pessoas

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) inicia neste sábado (2) uma nova etapa de obras no reservatório Paraguai-Éguas, na Zona Sul. Os trabalhos no local começaram em abril deste ano, com adequações no canteiro, sondagens, elaboração do projeto dos desvios de tráfego e obtenção do Termo de Permissão para Ocupação da Via (TPOV) junto à CET. A nova fase da obra contempla construção de uma galeria que receberá as águas do Córrego Éguas, entre a Avenida Rubem Berta e o terreno do Tribunal de Contas do Município (TCM). Para garantir a segurança dos motoristas, pedestres e operários, será necessária a interdição, durante três meses, de meia faixa da Av. Professor Ascendino Reis, que passará a operar somente no sentido bairro.

Quando concluído, o reservatório Paraguai-Éguas terá capacidade para armazenar 110 mil m³de água, volume equivalente à 44 piscinas olímpicas. Ele irá auxiliar no combate às cheias históricas que atingem importantes vias como as avenidas Rubem Berta, José Maria Whitacker e o entorno do Viaduto Onze de Junho, beneficiando cerca de 209 mil pessoas.  Por ser implantado em uma área pública, na praça Juca Mulato, não houve a necessidade de desapropriações, levando a um menor impacto social. Ao final das obras, em março de 2027, o reservatório será coberto por uma laje, e todos os equipamentos da praça, bem como sua vegetação, serão recompostos.

ALTERAÇÕES VIÁRIAS

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Avenida Prof. Ascendino Reis durante o período de realização das obras.

Alteração

  • A Avenida Prof. Ascendino Reis manterá mão única de direção no sentido bairro, da Avenida Rubem Berta até o numeral 1.130.

Alternativa

  • Os veículos oriundos da Avenida Prof. Ascendino Reis, com destino ao Aeroporto ou ao centro, poderão seguir pela Rua Palmital ou retornar na Praça Janete Clair.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.

Assessoria de Comunicação - SIURB
01/08/2025

collections
Galeria de imagens