Infraestrutura Urbana e Obras
Secretaria de Obras é destaque na Semana Nacional da Engenharia
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) ganhou destaque especial na edição deste ano da Semana Nacional de Engenharia. O evento, organizado pelo Instituto de Engenharia (entidade com mais de 100 anos de tradição) e pela ConVisão (plataforma digital responsável por reunir informações de projetos e obras voltadas ao setor da construção civil), é a principal iniciativa voltada à valorização da engenharia nacional. A participação da SIURB no encontro, que é formado por seminários e audiência de alto nível, reforça o compromisso da Secretaria com uma gestão mais moderna, eficiente e sustentável.
Neste ano, a SIURB foi destaque ao ser reconhecida em cinco categorias do Prêmio Melhores e Maiores Obras. A premiação celebra os projetos e obras mais relevantes para o setor da engenharia e para a sociedade civil. As ações inscritas no prêmio são avaliadas por uma comissão de notáveis coordenada pelo Instituto de Engenharia, considerando 20 categorias distintas, que abrangem os diversos tipos de obras de edificações, indústrias e infraestrutura.
Na categoria Transporte Urbano, o prêmio foi concedido às obras de requalificação da Avenida Santo Amaro. Já no quesito Ponte Urbana, o destaque ficou por conta da Ponte Graúna-Gaivotas. O túnel sob a Av. Cecília Lottenberg foi premiado na categoria Túnel. No campo do Combate às Enchentes, o projeto vencedor foi Reservatório Antonico 2, enquanto que a reforma da Passarela Ciccillo Matarazzo ganhou reconhecimento na categoria Recuperação Estrutural.
“Receber esse reconhecimento em cinco categorias reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a excelência na engenharia pública. É o resultado do trabalho técnico, dedicado e inovador das equipes da SIURB e da SPObras, sempre voltado a melhorar a infraestrutura da cidade e a qualidade de vida dos paulistanos”, destacou o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.
Atualmente, a obra está em andamento entre a Rua Afonso Braz e a Rua Periquito, na Zona Sul da capital. A ação inclui a reforma do corredor e pontos de ônibus, ampliação das calçadas, enterramento da fios e plantio de árvores, beneficiando diretamente cerca de 310 mil pessoas.
A obra beneficia diretamente cerca de 1 milhão de pessoas no extremo sul da capital. O empreendimento contempla a construção de um novo sistema viário e uma ponte de 960 metros sobre o Braço do Cocaia, na Represa Billings. Essa travessia interligará os bairros Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca e Cantinho do Céu, melhorando significativamente o fluxo de veículos e o transporte público na região.
Parte do prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan e inserido na Operação Urbana Água Espraiada, o novo túnel representa um marco estratégico para o desenvolvimento da região. O projeto vai beneficiar mais de 260 mil pessoas, e é essencial para conectar importantes eixos viários e melhorar o acesso às estações Morumbi da CPTM e Linha 17-Ouro do Metrô. Com cerca de 900 metros de extensão entre a Praça Embaixador Cyro de Freitas Valle e a Rua da Paz, a estrutura terá duas faixas por sentido, em célula dupla. Na superfície, será implantado um novo corredor de ônibus central.
Para conter as cheias históricas na região do Morumbi, a SIURB está construindo um reservatório na Praça Roberto Gomes Pedrosa e implantando 600 metros de novas galerias para captação das águas pluviais na Rua Senador Otávio Mangabeira. O novo equipamento terá capacidade para armazenar cerca de 133,5 mil metros cúbicos de água, o equivalente a mais de 53 piscinas olímpicas. Cerca de 90 mil pessoas serão beneficiadas.
A icônica travessia, que liga o Parque do Ibirapuera ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi projetada por Oscar Niemeyer em 1969. A estrutura foi totalmente recuperada pela atual gestão após décadas sem manutenção adequada. Com 241 metros de extensão, a passarela recebeu reforço estrutural, piso renovado, pintura atualizada, corrimãos com sinalização em braile e rampas para ciclistas.
Assessoria de Comunicação
21/10/2025
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
