Infraestrutura Urbana e Obras
Secretaria de Obras participa de debate internacional sobre drenagem sustentável e resiliência climática
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) recebeu nesta terça-feira (16) o professor e reitor da Faculdade de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim, Kong Jian Yu, referência mundial em soluções baseadas na natureza para drenagem urbana. A reunião contou com representantes da SIURB, da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) e da SP Urbanismo, além da participação da Dra. Ana Paula Koury, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para aumentar a resiliência climática da cidade e reduzir impactos de enchentes por meio de soluções de drenagem modernas e cada vez mais sustentáveis. O professor, que será palestrante da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, elogiou os estudos e mapeamentos realizados pela Prefeitura de São Paulo por meio da SIURB, e destacou que a cidade tem potencial para liderar a implantação das chamadas “soluções baseadas na natureza” e alcançar níveis cada vez maiores de resiliência frente às mudanças climáticas. Kong Jian Yu apresentou projetos de destaque, como o Parque do Pântano de Sanya Dong’an, a Via Verde do Rio Meishe, o Parque Fengxiang e o Parque Costeiro Haikou Jiangdong, todos na China.
A SIURB apresentou o planejamento de drenagem do município, seus cadernos de drenagem e, em destaque, o projeto de “wetland” (área alagável) do Córrego Guavirituba, exemplo de infraestrutura verde capaz de conciliar eficiência hidráulica, ganho ambiental e uso social.
O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, ressaltou a importância da evolução das técnicas adotadas pela cidade: “O relevo peculiar de São Paulo sempre desafiou as soluções de drenagem. Hoje, a partir da evolução das técnicas de engenharia, a Prefeitura opta por soluções combinadas que maximizam ganhos sociais e ambientais. A troca de experiências com especialistas como o professor Kong Jian Yu é fundamental nesse momento de transição, em que adotamos alternativas cada vez mais verdes e sustentáveis para o futuro da cidade”.
Participaram ainda do encontro o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Renato Nalini, e o presidente da SP Urbanismo, Pedro Martin Fernandes, reforçando a integração entre diferentes áreas da administração municipal. A iniciativa vai ao encontro dos princípios da Prefeitura de diálogo, transparência e troca de experiências, fortalecendo o compromisso de levar mais qualidade de vida à população e preparar a cidade para os desafios climáticos do futuro.
Assessoria de Imprensa - SIURB
16/09/2025
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk