Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Centro TEA inicia atividades aquáticas para pessoas com autismo
O Centro TEA “Marina Magro Beringhs Martinez”, equipamento da Prefeitura de São Paulo que promove o desenvolvimento, a inclusão social e a autonomia de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciou nesta semana suas atividades na piscina. A iniciativa oferece um ambiente aquático inclusivo, seguro e estimulante, marcando mais um importante avanço no serviço, que se destaca por ir além do aspecto hospitalar ou terapêutico, comum em locais de atendimento a esse público.
Com piscina climatizada, coberta e equipada com itens de acessibilidade, como elevador, escada com corrimão e plataformas que reduzem a profundidade, o Centro TEA conta com um espaço aquático completo, que inclui duchas e vestiários para troca de roupas. As atividades são realizadas tanto pelas pessoas com TEA quanto por seus responsáveis, que desempenham um papel fundamental no processo de adaptação, principalmente na ampliação da segurança emocional dos participantes.
Nesta fase inicial, que pode representar uma primeira experiência na piscina, as atividades contam com a participação direta dos familiares, permitindo que eles conheçam o espaço e entendam a importância da metodologia adotada. O primeiro contato com o ambiente aquático ocorre de forma gradual, com a apresentação do espaço e da equipe profissional, possibilitando a observação e a exploração do local antes da entrada na água.
Susi Pereira, mãe de Diogo Pereira, de 9 anos, atendido pelo Centro TEA, destaca a importância da atividade para o desenvolvimento do filho: “A água será estimulante para ele poder se desenvolver, porque eu não tenho onde levar, não tenho espaço em casa para ele poder brincar com água. Então, aqui vai ser onde ele vai poder se divertir, um espaço para acolher ele e os amigos”.
A implantação das atividades aquáticas segue critérios técnicos, como a avaliação do perfil de cada participante, a preparação de um ambiente tranquilo e controlado e a definição de uma rotina previsível. Esses elementos garantem o bem-estar, a inclusão e o desenvolvimento dos participantes, baseando-se em observações comportamentais, princípios de segurança e estratégias que respeitam o ritmo individual, bem como as necessidades sensoriais e emocionais de cada um.
Todos os profissionais envolvidos nas atividades aquáticas passam por treinamento e capacitação específicos, garantindo a eficiência do atendimento e a segurança dos participantes. O plano de trabalho prevê a compreensão das especificidades das pessoas com autismo, com técnicas de controle sensorial, adaptação e segurança aquática, além de estratégias de comunicação e aplicação de rotinas.
O trabalho envolve a integração entre a família e uma equipe multiprofissional, que conta com supervisão de atividades físicas adaptadas, educador físico para atividades aquáticas e salva-vidas que monitoram o espaço em tempo integral.
Centro TEA Marina Magro Beringhs Martinez
O Centro TEA atua com base em seis eixos principais: Cultura, Esporte, Trabalho e Empreendedorismo, Cursos de Formação, Bem-estar e Autonomia Social, com o objetivo de promover o desenvolvimento, a inclusão social e a autonomia de crianças a partir de 6 anos de idade, jovens, adultos e idosos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. O espaço leva o nome da procuradora municipal Marina Magro Beringhs Martinez, mãe atípica, falecida em novembro de 2024, e está localizado na Av. Santos Dumont, n° 1.318, na zona norte da cidade.
Assessoria de Comunicação – SMPED
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.
