Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Terça-feira, 5 de Agosto de 2025 | Horário: 18:24
Compartilhe:

Mais de 10 milhões de palavras traduzidas em Libras: marco de acessibilidade nos portais da Prefeitura de São Paulo

Desde 2023, a iniciativa em parceria com a Hand Talk reforça o compromisso da prefeitura por uma web mais acessível

A Prefeitura de São Paulo atingiu um marco histórico na acessibilidade digital, o portal oficial da Prefeitura, que inclui páginas das 32 subprefeituras e das 26 secretarias, superou a marca de 10 milhões de palavras traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o uso da tecnologia Hand Talk, conhecida por ser a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo. A Libras é a segunda língua oficial do Brasil e a principal forma de comunicação da comunidade surda. 

Para utilizar o Hand Talk Plugin, basta entrar em qualquer site com o domínio prefeitura.sp.gov.br e clicar no ícone “Acessível em Libras”, disponível no canto direito da tela. Após isso, o avatar Hugo será acionado, em seguida basta direcionar o cursor de navegação em cima do texto para que o conteúdo seja convertido automaticamente em Libras. É possível selecionar a velocidade da tradução (0.5; 1.0 ou 1.5) e deixar uma avaliação.  

A entrega da placa aconteceu nesta tarde (5), na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Vanderson José, analista da Hand Talk, parabeniza a prefeitura: “Parabéns, Prefeitura de São Paulo! Esse marco demonstra o quanto as pessoas estão ali, interagindo dentro do site, utilizando esse recurso que traz acessibilidade”. A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a inclusão e o acesso à informação para as pessoas com deficiência, garantindo o direito de autonomia e equidade. De acordo com os dados do Censo de 2022 do IBGE, na cidade de São Paulo, mais de 145 mil pessoas possuem dificuldade permanente para ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos.   

A Prefeitura de São Paulo sempre busca utilizar os avanços tecnológicos a favor da inclusão digital, como a Central de Intermediação em Libras (CIL), serviço vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), que permite o acesso às pessoas com deficiência auditiva e surdos a todos os serviços públicos da capital. 

Atualmente, todos os sites da administração pública possuem o Hand Talk e o Selo de Acessibilidade Digital, uma certificação concedida pela SMPED a sites e plataformas que proporcionam uma navegação inclusiva, garantindo que o conteúdo digital seja acessível a todos. A secretária municipal em exercício, Dika Vidal, comenta: “Tudo isso faz parte do trabalho de inclusão que o Prefeito Ricardo Nunes tem feito na nossa cidade”. 

Hand Talk Plugin  

Fundada em 2012, a startup brasileira Hand Talk foca em fazer bom uso da tecnologia trazendo mais acessibilidade para o mundo. A empresa oferece dois produtos diferentes, o Hand Talk App, que realiza traduções digitais e automáticas para Libras e ASL (Língua Americana de Sinais), e o Hand Talk Plugin, que torna sites acessíveis para a comunidade surda com traduções para Libras. Ambas as soluções contam com a ajuda de seus tradutores virtuais, o Hugo e a Maya. Esses dois vão além de apenas traduzir conteúdo, mas também estão aproximando pessoas através do uso da tecnologia e comunicação, aplicada em diversos ambientes, como salas de aula e famílias. Com sua ajuda, a Hand Talk busca quebrar barreiras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo. 

collections
Galeria de imagens