Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Carteira de Identificação da Pessoa com TEA – CIPTEA
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA) auxilia na identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e visa agilizar ou priorizar o atendimento em serviços públicos e privados. O documento também contém contatos para casos de emergência.
Emitida em formato digital e totalmente gratuita, a CIPTEA pode ser apresentada em dispositivos móveis, como celulares e tablets. A versão imprensa também é aceita, porém a impressão é realizada pelo próprio solicitante.
A carteira, no entanto, não dispensa a apresentação de documento ou outro requisito exigido em lei para o acesso a serviços ou benefícios específicos.
Como solicitar?
O munícipe com autismo ou o responsável deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário disponível no Portal SP156, além de anexar os seguintes arquivos:
-
Documento de identidade com foto da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) (o documento deve ter sido emitido em São Paulo);
-
Fotografia 3x4 recente da pessoa com TEA, mostrando a área do rosto;
-
Comprovante de endereço da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA);
-
Laudo médico atestando o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com indicação do código da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), descrevendo as condições atuais do paciente, com data, assinatura e com o número do CRM do médico responsável (o laudo médico não precisa ser recente);
-
Documento de identidade com foto do responsável legal ou cuidador (caso o beneficiário seja menor de idade ou considerado relativamente incapaz por meio de decisão judicial);
-
Documento que comprove que o solicitante é, de fato, o responsável legal da pessoa com TEA (no caso de a pessoa com TEA ter 18 anos ou mais, porém ser interditada pela Justiça);
-
Concessão judicial de Curatela (caso da pessoa com TEA ter 18 anos ou mais);
-
Comprovação de Tutela (caso a pessoa com TEA seja menor de 18 anos).
Quando a solicitação for feita pelo representante legal do beneficiário, deverão ser informados os seus dados em campo próprio.
O prazo máximo para emissão será de 45 dias contados a partir da data de solicitação. Após a emissão, a CIPTEA terá validade de cinco anos e depois terá que ser renovada.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência orienta que o acesso ao Portal SP156 deve ser realizado preferencialmente pelo computador.
Legislação
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
