Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
SMPED visita Instituto Jô Clemente que realiza diagnósticos em recém-nascidos
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência esteve hoje (3) pela manhã visitando a sede do Instituto Jô Clemente (IJC), na Vila Clementino. A organização é parceira da administração municipal e referência para a realização do “Teste do Pezinho” na cidade de São Paulo.
A visita contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da secretária municipal da Pessoa com Deficiência Silvia Grecco, da secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (SEABEVS/SMS), Sandra Maria Sabino Fonseca e representantes do IJC.
Atualmente, o Instituto é responsável pela realização da triagem de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo. Trata-se do maior laboratório do Brasil em número de exames realizadas e desde a sua implantação triou mais de 17 milhões de crianças brasileiras. Em 2021, foram realizados 2.836.062 exames e 354.344 bebês foram triados.
Em dezembro de 2020, o Teste do Pezinho foi ampliado na rede municipal de saúde e passou a diagnosticar 50 doenças. O diagnóstico precoce é capaz de descobrir doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade e assim evitar danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e mortes. O exame é rápido e coleta gotas de sangue do calcanhar do bebê.
O Instituto Jô Clemente também possui o Ambulatório de Triagem Neonatal, que é um centro de referência em fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e deficiência de biotinidase, doenças que podem evoluir para deficiência intelectual se não forem tratadas da maneira correta. A entidade é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há 60 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento.
Projeto de Lei do Teste do Pezinho Ampliado
No dia 26 de maio de 2021 a Lei 14.154/2021 foi sancionada ampliando de seis para 53 a lista de doenças a serem investigadas no Teste do Pezinho feito pela rede pública. A lei tem sua previsão para entrar em vigor 365 dias corridos após a divulgação no Diário Oficial da União.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site: www.ijc.org.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
EqualWeb Acessibilidade Web
A EqualWeb é uma plataforma de acessibilidade web que ajuda a tornar o seu site mais acessível para todos os utilizadores.