Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025 | Horário: 20:00
Compartilhe:

Prefeitura anuncia Casa Mãe Paulistana e Centro TEA em Itaquera durante o Prefeitura Presente

Anúncios reforçam políticas de inclusão e acolhimento

A zona Leste de São Paulo vai receber dois novos equipamentos no bairro de Itaquera, um para mães e cuidadoras de pessoas com deficiência e outro para pessoas com autismo e seus familiares. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pela secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, programa que aproxima a gestão municipal da população local e apresenta novos investimentos para a área. É a terceira vez que a ação Prefeitura Presente está na região. 

Entre as novidades está a Casa Mãe Paulistana para Mães de Pessoas com Deficiência, um novo espaço de acolhimento humanizado para mães e cuidadoras. O equipamento vai oferecer atendimento multiprofissional nas áreas de socioassistencial e psicossocial, além de orientação jurídica. Seu objetivo é fortalecer vínculos familiares, promover capacitação em empregabilidade e empreendedorismo e ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais. 

A Casa Mãe Paulistana será localizada na Rua Américo Salvador Novelli, nº 416, próxima à igreja Matriz de Itaquera, a cerca de 7 minutos de carro e 15 minutos de ônibus do Metrô Corinthians-Itaquera. A previsão de início das obras da reforma é em agosto, com entrega estimada em novembro.  

Outra ação anunciada é o Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA), que seguirá o mesmo modelo da unidade já inaugurada na Zona Norte, em abril deste ano. O Centro TEA é baseado em seis eixos: Cultura, Esporte, Trabalho, Empreendedorismo, Cursos de Formação, Bem-Estar, Autonomia Social e Expansão de Horizontes. Seu objetivo é promover a inclusão e o acolhimento de pessoas com autismo, familiares e cuidadores.

collections
Galeria de imagens