Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Terça-feira, 12 de Agosto de 2025 | Horário: 10:00
Compartilhe:

Prefeitura inicia reforma da Casa Mãe Paulistana, novo espaço para mães e cuidadores de pessoas com deficiência em Itaquera

Com previsão de inauguração em novembro deste ano, equipamento oferecerá acolhimento humanizado e atendimentos multiprofissionais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, inicia hoje (12) a reforma do equipamento que abrigará a futura Casa Mãe Paulistana. Um espaço inteiramente voltado ao acolhimento de mães e cuidadores de pessoas com deficiência. Ela está localizada na Rua Américo Salvador Novelli, nº 416, no bairro de Itaquera, e contará com atendimento multiprofissional nas áreas de socioassistencial e psicossocial, além de orientação jurídica. 

A iniciativa tem foco no bem-estar físico e mental das mulheres e de cuidadores, buscando apoiar quem cuida e reconhecer os impactos emocionais e físicos da rotina de cuidados. Seu objetivo é fortalecer vínculos familiares, promover capacitação em empregabilidade e empreendedorismo, além de ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais.   

Com previsão de entrega para novembro deste ano, a obra recebe investimento de cerca de R$ 930 mil. O equipamento será totalmente acessível, contando com vagas reservadas, rampas de acesso, elevador, corrimão, piso tátil, barras de apoio e sanitário acessível. Com pouco mais de 475 m² de área total construída, o espaço também contará com copa, refeitório, depósito, quatro salas de atendimento, recepção, área de convivência, sala administrativa e três salas de multiuso. O local que fica cerca de 7 minutos de carro e 15 minutos de ônibus do Metrô Corinthians-Itaquera, terá funcionamento de terça a sábado, das 8h às 17h. 

No mínimo, deverão ocorrer mensalmente 184 atividades coletivas, incluindo ações culturais, físicas, de empreendedorismo, cursos de formação, bem-estar e autonomia social e iniciativas voltadas à expansão do horizonte, totalizando cerca de 2.760 atendimentos. Também estão previstas 640 sessões individuais com profissionais especializados, como psicólogos, assistentes sociais e advogados para orientação.  

collections
Galeria de imagens