Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Programa de Metas prevê R$ 57 bilhões em investimentos em quatro anos

O prefeito Ricardo Nunes também apresenta à Câmara dos Vereadores a proposta de Orçamento para 2026 e o Plano Plurianual 2026-2029

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes entregou nesta terça (30) o seu Programa de Metas 2025-2028 à Câmara Municipal de Vereadores. Após a participação da população, são 132 metas a serem realizadas nos quatro anos da gestão reafirmando seus compromissos com a cidade. Conforme previsto na Lei orgânica do município, a administração deve publicar até o dia 30 de setembro o Programa de Metas da gestão, a proposta orçamentária do ano seguinte e o Plano Plurianual - PPA 2026-2029. 

“Acabamos de nos reunir com todos os vereadores e estamos entregando a LOA 2026, o nosso Programa de Metas e o nosso PPA 2026-2029, que tiveram muita dedicação de toda a equipe e muita participação popular pelas audiências públicas. Agora os vereadores têm a incumbência de melhorar esses projetos para nos devolver e tocarmos a cidade”, declarou o prefeito. “Tudo como consta na lei, como disse o prefeito, com muita transparência e muita participação. Agora nós vamos nos debruçar em cima para melhorar”, completou o presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira. 

Programa de Metas (PdM 2025-2028) - Após o Ciclo Participativo com 36 audiências públicas hibridas pela cidade (abril e maio), recebimento de 6.368 propostas e mais de 31 mil interações de cidadãos com sugestões, apoios, propostas e críticas pelo site de consulta pública da Prefeitura – ParticipeMais, a gestão incorpora mais seis metas à versão inicial de 126. Além disto, a ampla participação online pela plataforma de contribuição mostrou que o PdM inicial estava em total consonância com as necessidades e desejos da população. Segundo o prefeito, as preocupações e as expectativas do cidadão coincidem com o que a gestão planejou para os próximos quatro anos. São temas como saúde, meio ambiente, mobilidade e geração de empregos e empreendedorismo. “As pessoas querem viver e com qualidade numa São Paulo cada vez mais verde e inclusiva”, afirma. 

Duas das metas mais votadas pela população foram incorporadas, são elas: ampliação do atendimento da Bolsa Atleta em 50% e a criação do Parque Joia no Butantã, uma demanda de décadas da população para uma área de preservação permanente. Além disto, diante da preocupação dos paulistanos com uma São Paulo mais Verde, além do foco na substituição dos ônibus a diesel pelo elétrico, foi adicionado a meta de caminhões de lixo movidos a biometano, bem como a construção de um novo modal no centro da capital – o VLE (Veículo Leve Elétrico) – Bonde São Paulo. As outras três metas contemplam ações de transparência e boa gestão pública. Com a entrega da versão final, o Programa de Metas passa para a etapa de monitoramento da sua execução pelos próximos quatro anos.

collections
Galeria de imagens