Secretaria Municipal da Saúde
Dia Nacional da Homeopatia: especialidade médica tem olhar integral para a saúde
Nesta sexta-feira, 21, comemora-se o Dia Nacional da Homeopatia, especialidade médica que tem um olhar holístico para a saúde em suas dimensões física, mental, social e cultural. Em São Paulo, os atendimentos de homeopatia são oferecidos em 13 equipamentos de saúde da Prefeitura de São Paulo, incluindo hospitais municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatórios de Especialidades (AE), Centro de Referência a Dor Crônica (CR Dor) e Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPics). Em 2024, foram realizadas 12.465 consultas homeopáticas na rede municipal.
A homeopatia integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (Pics) do Ministério da Saúde desde 2006. Mas na cidade de São Paulo, a especialidade começou a ser oferecida em 1983, no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM). A solicitação para consulta com o médico homeopata é feita a pedido do paciente ou do clínico geral na UBS de referência.
Os pacientes também têm acesso à dispensação dos medicamentos homeopáticos, que são manipulados por farmácias especializadas e apresentam vários formatos como gotas, comprimidos e glóbulos (bolinhas de sacarose dissolvidas na boca).
Homeopatia e alopatia
A principal diferença entre a alopatia e a homeopatia é a abordagem do tratamento. Enquanto a medicina convencional trata os sintomas de uma doença com medicamentos, a homeopática busca estimular o próprio sistema de cura do indivíduo. “A homeopatia age na energia vital e a alopatia na bioquímica. Eu acredito que é preciso ter um olhar multifatorial para a doença, integrando as duas práticas conforme as necessidades e as condições de cada paciente”, avalia a médica homeopata Rossana Maria Mousinho Ribeiro Siegl, que trabalha no CRPICS Bosque da Saúde.
Segundo ela, a maior parte das queixas são advindas de doenças mentais, como depressão e ansiedade, e doenças crônicas dolorosas como fibromialgia e enxaqueca. Já entre as crianças têm aumentando a procura pelo tratamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Uma de suas pacientes é a podóloga Sandra Augusto Santos, 56, que se trata na unidade há 16 anos. Além dela, seu marido, seus três filhos e seu neto também fazem tratamento com homeopatia. “A homeopatia trata o corpo de forma integral. Na consulta, a médica me pergunta sobre meus hábitos, a minha alimentação, o meu trabalho e minhas relações familiares”.
Sandra tratou uma alergia com medicamentos homeopáticos. “Eu também tinha uma dor crônica nos joelhos, que passou após o tratamento homeopático. E substituí os remédios para insônia, que tomei por mais de 40 anos, pela homeopatia”, conta. Atualmente, ela faz um tratamento combinado, com medicamentos homeopáticos e alopáticos, para tratar a pré-diabetes, ansiedade e labirintite.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
