Secretaria Municipal da Saúde
Diagnóstico socioambiental PAVS
Conhecer o território e suas especificidades é premissa básica para implantar e/ou implementar qualquer ação no âmbito da Atenção Básica.
A Política Nacional de Promoção à Saúde determina que as Secretarias Municipais de Saúde devem “apoiar e promover, de forma privilegiada, a execução de programas, planos, projetos e ações diretamente relacionadas à promoção da saúde, considerando o perfil epidemiológico e as necessidades do seu território”.
O PAVS, no âmbito da Estratégia Saúde da Família, identifica as necessidades do território, riscos socioambientais e potencialidades da população de sua área de abrangência. Os dados coletados são planilhados, analisados e reúne informações, como:
fotos do território, georreferenciamento com riscos, potencialidades, particularidades de cada território e informações importantes construção de estratégias, fazendo a correlação com indicadores de saúde.
A partir disso, são elencados temas prioritários para os planos de ações para as visitas domiciliares ambientais, ações coletivas ambientais e projetos.
Ou seja, o diagnóstico socioambiental PAVS tem como objetivo observar os riscos socioambientais, potencialidades, perfil epidemiológico da população com foco em estratégias para mitigação e/ou eliminação dos impactos negativos dos determinantes socioambientais da saúde.
Clique aqui para acessar o Manual do Diagnóstico Socioambiental
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk