Secretaria Municipal da Saúde
Idosos exercitam a memória ‘brincando’
Usuários participam das atividades propostas no grupo da Memória
TYexto e foto por Felipe Aires
Com a proposta de ensinar os usuários a exercitar a memória de maneira lúdica, a Unidade Básica de Saúde Integral (UBS Integral) Jardim Miriam 2 promove, todas as sextas-feiras às 9h, o “Grupo da Memória”. “É um espaço para os usuários com queixas de memórias e que também melhora a autoestima, traz interação e resulta em uma melhora na qualidade de vida”, afirma Meiriane Andreoli, fonoaudióloga da UBS e coordenadora do projeto.
O grupo surgiu em dezembro de 2013, quatro meses após a inauguração da unidade, e foi consolidado em fevereiro de 2014. Meiriane explica que a ideia surgiu a partir das queixas de dificuldade de memória trazidas em atendimentos e reuniões com a equipe da população idosa.
Os encontros possuem uma hora e meia de duração, acompanhados por uma equipe multidisciplinar que reúne fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, farmacêutico, terapeuta ocupacional, dentre outros.
Para a costureira Francisca Souza os encontros trouxeram não apenas qualidade de vida, mas amizades. “Fiz muitos amigos aqui. Todos nós ficamos ansiosos para as manhãs de sexta-feira. Não é o meu caso, mas muitos que estão aqui só possuem este grupo como meio de se socializar e posso dizer que todos sentem falta de interagir. O grupo veio em ótima hora para todos nós e a melhora na memória é nítida. Às vezes, ia até a geladeira pegar determinada coisa e esquecia ao abri-la. Hoje isso não acontece mais”, diz Francisca.
O engenheiro Rozildo Gomes da Silva diz que os benefícios do grupo são percebidos em pouco tempo: “Esse é meu segundo encontro e minha memória já está mais ativa. Estou mais atento, com a recordação mais clara. Só tenho a agradecer e pretendo vir sempre”, afirma.
Como participar
Para participar do Grupo de Memória é possível ser encaminhado pelos profissionais da Atenção Básica, do PAI (Programa de Acompanhamento de Idosos), da equipe multidisciplinar ou por necessidade própria de cada participante.
“Atualmente temos cerca de 20 participantes e todos foram submetidos ao Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Trabalhamos a memória por meio de atividades lúdicas, como: jogo da forca, jogo da memória, jogo de associações, ‘o que é o que é?’. Estimulamos um espaço de recontagem de histórias da própria vida dos pacientes, compartilhamento de fotos e objetos que evocam recordações e damos palestras e orientações sobre mitos e verdades à cerca da memória, alimentação e medicamentos” explicou Meiriane.
SERVIÇO:
UBS Integral Jardim Miriam 2
Avenida Cupecê, 5.185 – Jardim Miriam.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk