Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2025 | Horário: 13:00
Compartilhe:

São Paulo inicia vacinação contra vírus sincicial respiratório para gestantes neste sábado (6)

Doses estarão disponíveis nas UBSs integradas às AMAs no sábado e, na semana, nas UBSs; público-alvo são grávidas a partir de 28 semanas de gestação
A imagem mostra dois frascos de vacina da Pfizer, posicionados lado a lado sobre uma superfície metálica. O frasco à esquerda exibe o rótulo “Solução para reconstituição de ABRYSVO®”, indicando volume de 0,78 mL e instruções de preparo. O frasco à direita traz o rótulo “abrysvo® – vacina VSRA e B (recombinante) – 120 mcg/dose – IM – SUS”, além da indicação “PROIBIDA A VENDA”. Ambos têm tampa roxa e rótulos em tons de azul e branco. Ao fundo, desfocado, é possível ver outros frascos semelhantes organizados em uma bandeja.

A partir deste sábado, 6 de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passa a disponibilizar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A vacina previne infecções graves causadas pelo VSR em bebês menores de 6 meses de idade. Para isso, a cidade de São Paulo recebeu do Ministério da Saúde cerca de 34 mil doses do imunizante, que estão sendo distribuídas nas unidades.

Aos sábados, o serviço de vacinação acontece nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h. De segunda a sexta-feira, a imunização ocorre nas UBSs, das 7h às 19h. 

Para se vacinar, a gestante precisa estar com um documento de identificação e comprovante de 28 semanas de gestação. Para facilitar o acesso da população, a disponibilidade da vacina pode ser consultada pelo de Olho na Fila, disponível no link: https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/ 

“A implementação dessa vacina é muito importante para a saúde dos bebês menores de 6 meses. Vacinar a gestante garante a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, quando são mais vulneráveis e podem desenvolver formas graves da doença”, destaca a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo. O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos, conforme dados do Ministério da Saúde. 

A cidade de São Paulo está preparada para iniciar a vacinação. No dia 27 de novembro, o Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realizou um treinamento online sobre a vacina contra o VSR. A capacitação foi destinada para as equipes dos serviços de saúde, das Divisões Regionais de Vigilância em Saúde (DRVS), da Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis), das Supervisões Técnicas de Saúde (STSs), parceiros e a todos os profissionais envolvidos na assistência pré-natal, visando o alinhamento das diretrizes municipais para a incorporação da nova vacina.

A localização dos equipamentos da rede municipal pode ser consultada na plataforma Busca Saúde. 
https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/
 

collections
Galeria de imagens