Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 | Horário: 18:00
Compartilhe:

Saúde da capital participa do 80° Congresso Brasileiro de Cardiologia

Município divulga investimentos e estratégias para reduzir as doenças cardiovasculares e prestar atendimento a eventos como infarto e AVC

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa da 80ª edição do Congresso Brasileiro de Cardiologia, que acontece de 18 a 20 de setembro de 2025, em São Paulo, no Distrito Anhembi. O evento, o maior da cardiologia na América Latina, conta com programação científica, cursos e exposição, reunindo mais de oito mil participantes e celebrando os 80 anos da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Na quinta-feira (18), o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, participou da abertura solene do congresso, representando o prefeito Ricardo Nunes. Na ocasião, destacou que São Paulo está na vanguarda do diagnóstico e tratamento das doenças cardíacas e ressaltou que o aumento do investimento em saúde impactou positivamente também a área de urgência e emergência. Com apoio do Programa Avança Saúde São Paulo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a cidade ampliou de 3 para 34 o número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), todas com cardiologistas disponíveis 24 horas.

Além disso, o secretário apontou que São Paulo expandiu a oferta de cateterismo, firmou parcerias com hospitais de referência em cardiologia e passou a custear medicamentos trombolíticos para infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) nos serviços de urgência e emergência.

LEIA TAMBÉM: SUS 35 anos: São Paulo implanta protocolos para infarto e AVC em 100% da rede de urgência

Zamarco destacou ainda os investimentos na Atenção Básica, voltados à prevenção e ao controle de hipertensão e colesterol, estimulando a presença dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o autocuidado. “Nosso objetivo é reduzir as complicações que desencadeiam os problemas cardiovasculares.”

Estande e cursos
Pela primeira vez, a SMS levou um estande ao congresso, com a participação da Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e da Escola Municipal de Saúde (EMS). Os serviços apresentaram experiências exitosas no enfrentamento das doenças cardiovasculares.

“Esse evento é uma oportunidade para mostrar a importância do Samu aos cardiologistas. Afinal, no atendimento pré-hospitalar temos a possibilidade de levar o paciente para os melhores recursos e tratamentos. Difundir esse conhecimento é essencial para os médicos e para a sociedade”, afirma Admilson Santos, coordenador médico do Samu de São Paulo.

Educação em Saúde
A SMS, por meio da Escola Municipal de Saúde (EMS), firmou parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia para ofertar treinamentos durante o congresso, destacando experiências vivenciadas em unidades como as UPAs. “É a primeira vez que atuamos com mais amplitude em um congresso, ofertando cursos e compartilhando casos reais das unidades. Um grande passo para mostrar os avanços da rede pública”, afirma Josiane Motta e Motta, diretora da EMS.

Entre os temas ofertados estão: Fibrilação Atrial; Prevenção Primária e Secundária de Doenças Cardiovasculares; Risco Residual; Síndrome Coronariana Aguda com Supra de ST; Síndrome Coronariana Aguda sem Supra de ST; e Doença Arterial Coronariana Crônica.

collections
Galeria de imagens