Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2025 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Saúde de São Paulo promove XVII Seminário de Pesquisas em IST/Aids

Evento, nesta sexta-feira (28), fortalece integração entre ciência e políticas públicas ao lançar o 20º Inventário de Pesquisas e apresentar novas estratégias para profilaxia e tratamento em HIV/Aids

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, realiza nesta sexta-feira (28), das 8h30 às 15h, o XVII Seminário de Pesquisas em IST/Aids, encontro já tradicional do Dezembro Vermelho que reforça o compromisso da cidade com políticas públicas baseadas em evidências, inovação em prevenção e qualificação contínua da rede municipal especializada em IST/Aids (RME).

O evento reunirá profissionais da rede, pesquisadores de instituições de referência e representantes de organismos nacionais e internacionais. Esta edição marca também o lançamento do 20º Inventário de Pesquisas em IST/Aids, publicação anual com os estudos desenvolvidos na capital e que subsidiam melhorias na atenção, prevenção e cuidado oferecidos à população.

A mesa de abertura do seminário reunirá Mariza Vono Tancredi (Programa Estadual de DST/Aids), Carmen Silvia Carmona de Azevedo (coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da SMS/SP), Mariana Braga (oficial de projetos da Unesco para a Educação, a Ciência e a Cultura), Dra. Valdiléa Veloso (pesquisadora titular do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz), Cristina Abbate (coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo), Mauricio Serpa (secretário-adjunto da Saúde de São Paulo) e Sandra Sabino (secretária-executiva da Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde).

Entre as presenças confirmadas está também a da pesquisadora Beatriz Grinsztejn, do INI Evandro Chagas/Fiocruz e atual presidente da International Aids Society, que apresentará uma pesquisa sobre uma nova estratégia de profilaxia pré-exposição (PrEP). Beatriz e Valdiléa Veloso foram reconhecidas pelo Jornal O Globo como duas das cientistas brasileiras mais influentes no cenário internacional atualmente.

Outro convidado é o médico infectologista e pesquisador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo HC/FMUSP), Ricardo Vasconcelos, que apresenta a mesa “Perspectivas para o futuro em Prevenção do HIV”, trazendo um panorama das novas tecnologias e estratégias em desenvolvimento no país.

De acordo com Cristina Abbate, a participação de especialistas e autoridades “reforça a integração entre ciência, pesquisa, organismos internacionais e gestão  na formulação de políticas públicas em saúde, além de atualiza” sobre tendências e avanços na prevenção combinada ao HIV/Aids.”

Para a coordenadora, o seminário também reforça o compromisso da cidade com a melhoria contínua da atenção em IST/Aids. “A pesquisa tem um papel fundamental na qualificação do cuidado. Cada estudo apresentado permite aperfeiçoar estratégias, entender melhor as necessidades das populações mais vulnerabilizadas e desenvolver respostas mais eficazes dentro dos serviços especializados.”, afirma.

Além da discussão sobre alternativas de prevenção e novas tecnologias, o evento apresentará ainda pesquisas conduzidas pela própria Coordenadoria de IST/Aids, incluindo os primeiros resultados do estudo sobre usuários das máquinas automáticas de PrEP e PEP, a implantação de novos testes rápidos para diagnóstico da sífilis e análises sobre adesão, interrupção terapêutica e melhoria da linha de cuidado.

Serviço — XVII SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM IST/AIDS
Data: Sexta-feira (28/11)
Horário: 8h30 às 15h
Local: Hotel Pestana — R. Tutoia, 77 - Jardim Paulista
 

collections
Galeria de imagens