Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2025 | Horário: 11:30
Compartilhe:

Saúde distribui mais de 15 mil insumos na Marcha da Consciência Negra

Ação foi promovida pela Coordenadoria de IST/Aids
A imagem mostra uma unidade móvel de testagem rápida estacionada em uma rua arborizada. O veículo está aberto, com uma escada metálica dando acesso ao interior. Na lateral, lê-se “teste rápido” em destaque, e há ilustrações da cidade de São Paulo. Em frente à unidade, há três cadeiras plásticas brancas e, ao lado, uma mesa com materiais informativos e preservativos expostos. Também há um banner da Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo posicionado ao lado do veículo. O ambiente sugere uma ação de saúde pública voltada para prevenção, testagem e orientação sobre ISTs.

Na última quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou da 22ª edição da Marcha da Consciência Negra, realizada na Avenida Paulista, com a distribuição de 15 mil insumos de prevenção, entre gel, preservativos internos e externos e autoteste para HIV.

A participação no evento teve por objetivo realizar testagem e cuidado em HIV/Aids e outras ISTs. A presença do projeto na marcha também reforçou o compromisso da SMS em promover equidade, cuidado culturalmente sensível e acesso à informação.

Sobre a Coordenadoria de IST/Aids
A Coordenadoria de IST/Aids é responsável por orientar e acompanhar as políticas públicas voltadas à prevenção e ao cuidado das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em toda a rede municipal, incluindo a Rede Municipal Especializada (RME). Suas atividades incluem desenvolver e coordenar programas de prevenção e assistência, monitorar ações de enfrentamento às ISTs e ao HIV, formar e capacitar profissionais da saúde, apoiar tecnicamente os serviços especializados e incentivar a produção e divulgação de pesquisas na área. 

A RME conta com 29 serviços distribuídos pela cidade, entre eles 10 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) — um deles itinerante —, 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE), além da Estação Prevenção Jorge Beloqui e do canal online SPrEP, acessado pelo aplicativo e-saúdeSP.

Os CTAs oferecem orientações de prevenção, testes para diagnóstico do HIV, distribuição de preservativos e gel lubrificante, além das profilaxias PrEP e PEP. Já os SAEs, além dessas tecnologias de prevenção, também realizam consultas e tratamento para HIV/aids, hepatites virais, tuberculose e outras coinfecções. A Estação Prevenção Jorge Beloqui opera de terça a sábado, das 17h às 23h, oferecendo PrEP e PEP na Estação República do metrô. Para ampliar o acesso, o canal SPrEP, dentro do app e-saúdeSP, funciona diariamente das 18h às 22h. As profilaxias para HIV também podem ser retiradas em máquinas automáticas localizadas nas estações Vila Sônia, Luz, Tucuruvi e Consolação.

collections
Galeria de imagens