Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 25 de Novembro de 2025 | Horário: 14:00
Compartilhe:

UPA: saiba quando procurar este serviço na rede municipal

​​​​​​​As Unidades de Pronto Atendimento são um serviço vital na rede de saúde, projetado para oferecer atendimento contínuo em situações de urgência e emergência
A imagem mostra uma unidade de saúde de médio porte, vista de cima, em um bairro urbano. O prédio é novo, com pintura branca e detalhes em cinza, telhado metálico e diversos aparelhos de ar-condicionado instalados na parte superior.  Na fachada lateral, há uma placa verde com o nome UPA Ipiranga – Unidade de Pronto Atendimento 24h. Em frente ao prédio, foi montada uma estrutura com cobertura branca, provavelmente para abrigar visitantes ou a realização de um evento inaugural.  O entorno é composto por casas simples e coloridas, dispostas em ruas estreitas e irregulares, com uma área de maior adensamento urbano ao fundo, onde se veem prédios residenciais mais altos.  A cena sugere a integração da unidade de saúde com a comunidade local, em uma região de grande densidade populacional.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são unidades de saúde pré-hospitalares que funcionam 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, e possuem a capacidade de realizar praticamente quase todos os procedimentos de urgência e emergência. Ao chegar ao serviço, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico, avaliando se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

As UPAs atuam como um elo intermediário entre as Unidade Básica de Saúde (UBS), que são a porta de entrada para casos menos graves, e o Pronto-Socorro hospitalar, voltado a atendimentos de alta complexidade e casos com risco de morte. Elas proporcionam soluções imediatas para problemas de saúde que exigem atenção rápida, mas que não configuram uma emergência com risco iminente de vida, ou que necessitem de acionamento do Samu.

Você deve procurar uma UPA se apresentar sintomas como: 
- vômitos
- febre acima de 39ºC
- diarreia e dores agudas
- sangramento
- cortes profundos
- fraturas e luxações
- cólicas renais
- falta de ar intensa
- crises convulsivas
- infarto
- AVC
- dores fortes no peito.

Após o atendimento na UPA, o fluxo pode incluir:
•    Acompanhamento com especialista: se o médico da UPA identificar a necessidade de acompanhamento com um especialista, o agendamento será feito em até 30 dias pelo Siga Saúde para uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou AME/Especialidades mais próxima.

•    Caso cirúrgico: Em situações que demandem uma cirurgia emergencial ou urgente, o paciente será encaminhado para um dos hospitais da rede, com a definição da unidade baseada na complexidade do caso.

A capital conta hoje com 34 UPAS. Para consultar a localização dos serviços acesse a plataforma Busca Saúde e clique em > Urgência e emergência > UPA.

collections
Galeria de imagens