Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 5 de Julho de 2023 | Horário: 10:50
Compartilhe:

Balanço das campanhas de Hanseníase e Tuberculose em 2023

Mais de 1,7 milhões de pessoas abordadas durante as ações realizadas em Janeiro e Março de 2023.

O intuito das campanhas foi conscientizar sobre as doenças, visando informar sobre os riscos, tratamentos e cura. Em janeiro, aconteceram as ações do janeiro roxo para conscientização da hanseníase visando o diagnóstico precoce e tratamento oportuno e em março, a Campanha de Intensificação de Busca ativa de Sintomas Respiratórios para Tuberculose.

Hanseníase - Janeiro Roxo

A Hanseníase se transmite de pessoa para pessoa através de secreções das vias respiratórias (nariz e boca) e de um contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento. A enfermidade tem uma lenta evolução sendo que, após o contágio, o indivíduo leva de 2 a 10 anos, para surgirem os sintomas da doença. A maioria das pessoas tem resistência natural e não ficam doentes mesmo tendo contato com pessoas acometidas.

O programa municipal de Controle de Hanseníase, capacita os profissionais da assistência, entre eles, médicos, enfermeiros, agentes comunitários e outros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também são capacitados, os profissionais da rede de Vigilância Local (UVIS), que se responsabilizam pela organização e logística das ações que serão realizadas nos respectivos territórios

Em janeiro a campanha realizou, atividades de divulgação de sinais e sintomas da doença, tivemos também o “DIA H”, em que todas as unidades se preparam para conscientizar os paulistanos. Durante as ações foram distribuídos 1.230.500 de folhetos para a população e 62.200 para profissionais de saúde, além de 1.800 cartazes para as campanhas que ocorreram em diversos lugares, como estações de metrô, UBSs e parques públicos.

Os profissionais conseguiram alertar 1.716.390 de munícipes, e algumas pessoas com quadro de suspeita foram encaminhadas para as UBS, para serem diagnosticadas. Ao todo foram identificados 1.762 casos suspeitos, 1.454 casos descartados e 299 casos encaminhados para Unidades de Referências para realizar a elucidação diagnóstica.

No município de São Paulo, temos 29 Unidades de Referência (UR) para o tratamento dos pacientes de Hanseníase e seus familiares, com equipes multiprofissionais, capacitadas e especializadas para atuarem nas assistenciais, vigilância e controle da doença.

Para mais informações sobre a doença

Assista a Live sobre o Janeiro Roxo - Hanseníase:

 

Tuberculose

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por uma bactéria, visível apenas ao microscópio, chamada bacilo de Koch. Em geral acomete os pulmões, mas pode atingir qualquer parte do corpo. A transmissão geralmente ocorre quando o doente tosse ou espirra, e por meio de gotículas de saliva que secam rapidamente, transformando-se em aerossóis que podem manter-se suspensos por muitas horas no ar e são capazes de alcançar os pulmões. Somente pessoas doentes com tuberculose pulmonar transmitem a doença.

A Campanha de Intensificação de Busca ativa de Sintomas Respiratórios para Tuberculose foi realizada de 27 de fevereiro a 21 de março. A ação obteve importante resultado de testes moleculares positivos, contribuindo para o diagnóstico precoce e interrupção da cadeia de transmissão.

A campanha realizou 15.918 testes Moleculares Rápidos (TMR), com resultado de 1.038 casos positivos, sendo que cada indivíduo pode realizar mais de um teste. Com isso, a positividade na busca ativa foi de 6,3%, ultrapassando o valor esperado. Esse resultado mostra a importância da campanha, ao propiciar o diagnóstico de novos casos. Os casos diagsnoticados durante a campanha foram encaminhados para o tratamento adequado na rede de saúde.

Para mais informações sobre a doença

Assista a Live sobre cuidados com a tuberculose:


Fotos das campanhas


Foto das ações realizadas na campanha de Hanseníase

Foto das ações realizadas na campanha de Tuberculose

collections
Galeria de imagens