Subprefeitura Sé
36ª edição do Kinoforum reúne 253 filmes de 60 países e homenagem à Zita Carvalhosa
São Paulo, 20 de agosto de 2025 – Nas próximas duas semanas, de 21 a 31 de agosto, a cidade de São Paulo recebe a 36ª edição do Kinoforum. Criado em 1990, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo é considerado um dos eventos mais importantes do mundo em sua categoria. Sua programação inclui lançamentos brasileiros e produções internacionais inéditas, além de homenagens e programas especiais.
Com entrada gratuita e programação em espaços como Cinemateca Brasileira, CineSesc, MIS, Espaço Petrobras de Cinema, Cinusp e salas do Circuito Spcine, o evento reúne 253 filmes de 60 países e apresenta novas vozes e tendências do audiovisual.
Entre cerca de 3.000 filmes inscritos, a curadoria reuniu obras brasileiras, latino-americanas e de dezenas de países da Europa, Ásia, África e Oceania que transformam a capital paulista em um epicentro mundial do curta-metragem.
A ampla programação traz curtas premiados e aclamados em festivais como Cannes e Veneza, ao lado de novas vozes do audiovisual. Eles estão distribuídos entre as seguintes categorias: Mostra Internacional, Mostra Latino-americana, Mostra Limite, Mostra Infantojuvenil e Programas Brasileiros.
Destaques da programação
O festival apresenta obras premiadas nas maiores premiações do mundo, com destaques para Que Bom Que Você Morreu, de Tawfeek Barhom, vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2025; Quem Ama o Sol, de Arshia Shakiba, Melhor Curta na mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2024; e Bandeira Vermelha, de Dimitri Krassoulia-Vronsky, estrelado por Damien Bonnard.
A Mostra Brasil contará com exibições inéditas de Homenagem a Kiarostami e Mensagem de Sergipe, últimos curtas de Jean-Claude Bernardet. Além destes - Bela Lx-404, com Léa Garcia; Vênus Visitou São Paulo, de Socorro Lira, com participação do Padre Júlio Lancellotti; e Filme Sem Querer, de Lincoln Péricles.
Outros programas incluem a Mostra Latino-Americana, que trabalha com produções de viés político e poético; a Mostra Limite, que é dedicada a experimentações estéticas; a Mostra Infantojuvenil, voltada para crianças e adolescentes; e o Cinema em Curso, que exibe trabalhos de estudantes e participantes das Oficinas Kinoforum.
O evento também promove atividades alternativas como debates, oficinas e encontros profissionais no Curta & Mercado e nos Kinoforum Labs, além de ações como o Conexão USP-Kinoforum e o Cinema na Comunidade, que leva sessões para alguns bairros da capital.
Zita Carvalhosa
Na 36ª edição, o festival presta homenagem a Zita Carvalhosa, fundadora e idealizadora do Kinoforum, que faleceu em julho deste ano. Uma mostra especial dedicada à sua trajetória como produtora destaca sua influência na valorização do curta-metragem no Brasil e na formação de novas gerações.
O programa exibirá alguns dos filmes produzidos por Zita, como A Garota das Telas, de Cão Guimarães; A Mulher do Atirador de Facas, de Nilson Villas Bôas; Onde São Paulo Acaba; de Andréa Seligmann; Amor! e Morte., de José Roberto Torero; Rosa e Benjamin, de Cléber Eduardo e Ilana Feldman e Distraída para a Morte, de Jeferson De.
Realizações
Realizado pela Associação Cultural Kinoforum, com patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento conta com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, por meio da Spcine, Itaú e Prudence, e parceria de instituições como Cinemateca Brasileira, MIS e Sesc.
Vale lembrar que os curtas também serão disponibilizados nas plataformas digitais Itaú Cultural Play, Porta Curtas, Sesc Digital, SPCine Play e Todes Play.
Confira a programação completa da 36ª edição do Kinoforum.
Serviço:
Atração: Kinoforum – 36º Festival Internacional de Curtas de São Paulo
Quando: 21 a 31 de agosto de 2025
Local: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Circuito Spcine, Espaço Petrobras de Cinema, MIS e Cinusp
Entrada: Gratuito
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk