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Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025 | Horário: 10:37
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Aplicativo da Prefeitura ajuda empreendedores a administrar e expandir os negócios

Ferramenta oferece funcionalidades como cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais e auxílio na precificação

Um sistema com recursos avançados tem ajudado empreendedores a aumentar o faturamento, evitar prejuízos e identificar produtos com baixa saída. É o Gestão Sampa, software gratuito da Prefeitura de São Paulo que oferece funcionalidades como cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais e auxílio na precificação. Tudo pode ser feito pelo celular, de forma ágil e intuitiva.
 
É graças a esse aplicativo que empreendedores como a cosmetóloga Tatiane Camargo estão conseguindo prosperar nos negócios. “O Gestão Sampa facilita muito e me ajuda principalmente na parte de emissão de notas fiscais”, relata Tatiane, que conta ter conhecido a ferramenta nas redes sociais da Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE Sampa). A pequena empreendedora precisava de um sistema para gerenciar seu negócio, mas uma assinatura de serviço pago não cabia no orçamento. Ela conta que também faz os controles de entrada e saída de estoque, e unifica notas fiscais de compra e venda em um mesmo local, já que sua loja também faz revenda de alguns produtos aromaterápicos. 

Tatiane decidiu empreender em 2021 na área de produtos voltados à aromaterapia. No começo, vendia diretamente para consumidores em feiras, por isso não tinha um volume que necessitava de tanta organização nas contas. Mas em 2023, quando passou a desenvolver pesquisa em inovação na fabricação de sabonetes, mudou seu regime para Micro Empresa e procurou uma ferramenta para auxiliar na gestão do pequeno negócio. 

Além do acesso gratuito ao software, criado em outubro de 2023, a Prefeitura também oferece atendimento individualizado aos usuários. “Temos uma equipe que vai até o empreendedor explicar todo o potencial do Gestão Sampa”, afirma José Josimar Silva, coordenador técnico da ADE Sampa.

Veja as facilidades do Gestão Sampa:

  • Cadastro de produtos: registro detalhado de itens à venda, como quantidade, marca, tipo de produto;
  • Cadastro de clientes e fornecedores: organização das relações comerciais;
  • Emissão de notas fiscais: formalização das vendas;
  • Gestão de estoque em tempo real: controle sobre o que foi vendido, o que está em baixa e o que está parado;
  • Auxílio na precificação: útil para produtos compostos, permitindo calcular custos e definir o preço de venda final.

Como utilizar 
O Gestão Sampa é um ERP completo (Planejamento de Recursos Empresariais) que abrange todas as áreas de gestão de negócios. Podem utilizar o sistema MEIs, microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs).

O cadastro é simples: basta acessar gestaosampa.com.br e preencher os dados da empresa. Para solicitar atendimento individualizado, é possível enviar e-mail para atendimento@adesampa.com.br. O suporte pode ser feito na residência ou no próprio local de trabalho.

Mesmo com diversos recursos, o sistema foi desenvolvido para ser intuitivo e visual. “Por exemplo, ao cadastrar um produto, é possível subir fotos para ajudar a identificação em uma loja virtual. É possível cadastrar produtos diretamente pelo código de barras, sendo necessário completar apenas alguns campos. O sistema também disponibiliza planilhas modelo para cadastrar produtos, clientes e fornecedores em lotes”, explica Josimar.

Segundo o coordenador, a empresa desenvolvedora do Gestão Sampa também fornece ERPs para grandes corporações, o que garante atualizações constantes e novas funcionalidades disponibilizadas automaticamente aos usuários da plataforma pública.
Empreendedores de outras cidades também podem utilizar o sistema, embora sem o atendimento personalizado oferecido na capital.

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