Subprefeitura

Quarta-feira, 5 de Novembro de 2025 | Horário: 10:20
Compartilhe:

Centro Cultural São Paulo participa do Festival Nicho Novembro, que celebra o cinema negro brasileiro

Evento contará com a exibição gratuita de 32 filmes entre os dias 5 e 9 de novembro, também em outros endereços da cidade

A Prefeitura de São Paulo apoia a 7ª edição do Festival Nicho Novembro, que celebra o Mês da Consciência Negra com a exibição de filmes do cinema negro brasileiro a partir desta quarta-feira (5) até domingo (9). Um dos locais que recebem as sessões gratuitas é o Centro Cultural São Paulo (CCSP), na região central da cidade. Outras exibições acontecem na Cinemateca Brasileira, no Itaú Cultural e no Instituto Moreira Salles (IMS).

Além das mostras presenciais, parte da programação estará disponível online, na plataforma Sala 54. A grade inclui 32 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, com obras produzidas entre as décadas de 1970 e 2025.

Pela primeira vez, o Festival Nicho apresenta a estreia de três curtas documentais produzidos por novos talentos: “Meu Nome é Tiana”, “Camisa 9” e “Melodia Ancestral”. Os filmes terão sua première durante o evento e, a partir de 10 de novembro, estarão disponíveis em uma plataforma de streaming por assinatura.

As exibições no Centro Cultural São Paulo integram o Circuito SPCine, rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo criada para democratizar o acesso à cultura.

Referência

O tema central desta edição é inspirado na publicação “Cinemateca Negra”, lançada em 2024 pelo Instituto NICHO 54, realizador do festival. A obra reúne artigos e uma lista inédita de 1.104 filmes dirigidos por pessoas negras no Brasil entre 1949 e 2022, configurando o maior levantamento já realizado sobre a presença negra na direção cinematográfica nacional.

Durante o festival, será realizada a segunda edição do LAB NICHO 54, espaço voltado ao desenvolvimento e à internacionalização de projetos. Oito deles receberão 10 horas de consultorias e master classes e, posteriormente, concorrerão a um prêmio de intercâmbio internacional para o Marché du Film 2026, mercado do Festival de Cannes. O prêmio de impulsionamento internacional é oferecido em parceria com o Instituto Guimarães Rosa e o Projeto Paradiso.

Serviço:
Festival Nicho Novembro

De 5 a 9/11
Centro Cultural São Paulo - Itaú Cultural - Instituto Moreira Salles -Cinemateca Brasileira
Programação Gratuita
Confira a programação completa aqui

collections
Galeria de imagens