Subprefeitura Sé
CPPU aprova conceito de projeto de boulevard que conecta edifícios do Masp na região da Avenida Paulista
A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) aprovou, nesta quarta-feira (1º), o conceito urbanístico de um projeto de requalificação da Rua Professor Otávio Mendes, na região da Avenida Paulista.
A iniciativa do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) busca transformar a via — situada entre os edifícios Lina Bo Bardi (sede histórica) e Pietro Maria Bardi (novo anexo) — em um boulevard exclusivo para pedestres, com áreas de convivência, paisagismo, iluminação e acessibilidade universal. Sem custos para o Município, a proposta estabelece também a manutenção do espaço durante 30 anos.
Os conselheiros do órgão guardião da Lei Cidade Limpa puderam contribuir com o projeto por meio de sugestões relacionadas à mobilidade, à governança e a outros aspectos. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Programa Repensando Espaços Públicos da SMUL, que busca, por meio de parcerias entre poder público e iniciativa privada, transformar ruas em ambientes mais seguros, sustentáveis e acolhedores, não apenas para circulação, mas também para permanência e convivência comunitária.
A proposta de boulevard foi encaminhada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) por meio de uma Manifestação de Interesse Social (MIS), mecanismo previsto no Decreto nº 57.575/2016, que regulamenta parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil. A iniciativa ainda passará por avaliação de outros órgãos municipais, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além de consultas e audiências públicas, antes da publicação de edital de chamamento para que seja firmado o Acordo de Cooperação.
O objetivo é consolidar o trecho como mais uma área de permanência nessa região, que é um importante polo de cultura, lazer e mobilidade ativa. A proposta está vinculada à meta 52 do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê a qualificação de praças, ruas e calçadas para promover o convívio social, fortalecer vínculos comunitários e valorizar o comércio e os serviços locais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk