Subprefeitura Sé
Descomplica alcança marca de 10 milhões de atendimentos realizados
O Descomplica SP atingiu a marca de 10 milhões de atendimentos realizados. O programa, lançado em março de 2018, oferece mais de 350 serviços municipais e reúne diversos órgãos públicos com o objetivo de auxiliar a população paulistana a resolver pendências do dia a dia.
Atualmente o serviço conta com aprovação acima de 99% por parte dos usuários, carimbo de excelência do trabalho da Prefeitura de São Paulo no fomento de políticas públicas eficazes e que de fato chegam aos paulistanos. Neste caminho, a partir de 2021 o Descomplica SP ampliou sua presença nas zonas da capital, aproximando-se ainda mais dos cidadãos.
Hoje com 33 unidades, nos últimos cinco anos foram inaugurados 23 Descomplicas, em bairros como Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó/Brasilândia, Perus, Guaianases, M’Bou Mirim e mais. Através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), a Prefeitura investiu cerca de R$ 65,8 milhões na implantação e modernização das unidades, incluindo o Descomplica 24h, na rua Quinze de Novembro.
Além da infraestrutura, o Descomplica SP emprega diretamente aproximadamente 2 mil pessoas, que recebem capacitações diversas, contribuindo para a melhoria na prestação de serviços à população, com foco em atendimento humanizado e inclusivo.
Principais serviços
Entre os serviços utilizados pela população, os mais procurados são: Cadastro Único, Descomplica Digital, Trabalho e Emprego, Transportes e SABESP. O programa também realiza mutirões ocasionais e outras ações, como as parcerias com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Poupatempo, que complementam os esforços da Prefeitura em entregar serviços cada vez mais completos e acessíveis.
Desde a sua inauguração, o Descomplica SP já realizou mais de 438 mil atendimentos para os serviços de "cadastro e consulta de emprego", "intermediação de mão de obra" e "processo seletivo". Esse número expressivo, de quase meio milhão de pessoas impactadas, demonstra a importância das ações da Prefeitura para a empregabilidade na capital paulista, refletindo na taxa de desemprego, que hoje está em sua mínima histórica de 5,2% segundo a PNAD Contínua.
Outro relevante serviço é o Descomplica Digital. Lançado apenas três meses depois do Descomplica SP, o projeto é um espaço físico dentro das unidades do programa onde o cidadão pode acessar os serviços públicos eletrônicos com o apoio de atendentes e computadores. Esse atendimento veio agregar ainda mais facilidade e inclusão.
Em janeiro deste ano foi o lançamento do Descomplica Móvel, que colocou quatro vans para percorrem todas as regiões da cidade, facilitando o acesso de milhares de moradores de regiões periféricas aos serviços do Descomplica. Em menos de um ano, as vans realizaram mais de 200 ações, beneficiando cerca de 12 mil pessoas. A programação semanal do Descomplica Móvel pode ser conferida nas redes sociais da SMIT pelo link https://linktr.ee/smit_prefsp.
O Descomplica SP é exemplo de como a SMIT, através da inovação e tecnologia, vem aprimorando os serviços públicos e facilitando a resolução de pendências por parte dos cidadãos.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk