Subprefeitura

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023 | Horário: 11:44
Compartilhe:

CPI dos furtos de fios e cabos elétricos

Subprefeitos da Sé e Mooca participam de CPI dos furtos de fios e cabos elétricos

Nesta manhã (15), os subprefeitos da Sé e da Mooca, Alvaro Camilo e Marcus Vinícius, participaram da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos furtos de fios e cabos elétricos.

Eles colaboraram com informações que podem auxiliar os vereadores a aprimorarem a legislação, principalmente no licenciamento de ferros-velhos e na identificação de origem dos fios, dois gargalos que dificultam coibir a receptação. Também a explicaram sobre a facilidade de abrir e licenciar empresas com informações auto-declaradas, pela internet, deixa o caminho livre para movimentar o mercado ilegal de cobre na cidade.

“Nós ao longo do tempo criamos uma série de facilidades para abrir comércios e serviços na cidade de São Paulo e isso foi muito importante, mas em alguns momentos isso prejudicou. Por exemplo, os ferros-velhos podem fazer tudo sem a presença do Poder Público no local. Tanto o CNPJ, quanto a vistoria dos Bombeiros e licença de funcionamento são auto-declaratórios, tudo é feito por documentação. Mas a gente entende que é preciso haver uma exceção nesta atividade. Vamos tratar desigualmente os desiguais”, ponderou o subprefeito da Sé.

Alvaro Camilo falou que quarteirões inteiros ficam no escuro em função do furto de cabos, prejudicando ainda mais a segurança pública e fechando comércios no dia seguinte. “No Centro é comum a receptação de cobre furtado em vans e carros estacionados e caçambas, porém o maior desafio são os comércios. Quando tá tudo certo documentalmente não tem como pegar, mesmo tendo a informação de que são receptadores, só com flagrante”, lamentou.

O crime de furto de fios de cobre, segundo o subprefeito da Sé, é praticado na maioria por usuários de drogas em situação de rua. “O modus operandis é o mesmo, os cabos são furtados e queimados em pequenas fogueiras para fazer a descaracterização e comercializá-los em um ponto de reciclagem”, contou.

Assista a sessão completa no canal do Youtube da Câmara Municipal de São Paulo: https://www.youtube.com/watch?v=r92GnGmzJ7o

collections
Galeria de imagens