Subprefeitura

Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010 | Horário: 12:01
Compartilhe:

Cata-bagulho fecha o ano com mais de 1.050 toneladas recolhidas

O serviço passou seis vezes pelos oito distritos que compõem a Subprefeitura Sé em 2010

O cata-bagulho, serviço voltado à população para recolhimento de materiais inservíveis, que acontece todos os sábados em um dos distritos da Subprefeitura Sé, e em toda a cidade, fecha o ano com 48 operações realizadas na região central, totalizando 1.052,85 toneladas de objetos coletados. Neste período, cada um dos oito distritos foi contemplado seis vezes.

No próximo ano, seguindo o calendário (abaixo), os moradores do Cambuci, Liberdade, Bela Vista, Consolação, Santa Cecília, Bom Retiro, Sé e República, podem continuar se desfazendo de utensílios fora de uso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, madeiras e pneus, deixando o material em frente as suas residências a partir das 7 horas, para que as equipes os coletem de 12 às 18 horas.

O principal objetivo do cata-bagulho é evitar que estes sejam descartados irregularmente nas vias públicas e atrapalhem o escoamento da água em dias de chuva, prevenindo também, o centro da cidade contra enchentes.

Descartar lixo e entulho indiscriminadamente nas ruas é crime e prevê punições pela Lei de Limpeza Urbana, tanto para quem joga quanto para quem contrata o serviço. Na região central, dez infratores foram punidos desde que o valor da multa para a ação foi alterado de R$500 para R$12 mil.

Confira o calendário da operação cata-bagulho em 2011, que também pode ser consultado junto com o perímetro atendido pelo serviço,aqui no site da Subprefeitura.


 

Entulho

 

As operações cata-bagulho não coletam entulho. Pequenas quantidades de até 1 m³, que correspondem a uma caixad'água de mil litros ou 25% de uma caçamba, devem ser levadas para os Ecopontos. Na região central, uma unidade funciona nos baixos do Viaduto Glicério. Já os grandes geradores de entulho, devem contratar uma empresa cadastrada na Prefeitura, que faz a retirada, transporte e o descarte de forma apropriada. A relação dessas empresas está no site www.prefeitura.sp.gov.br.

Lixo eletrônico

A Central de Triagem de Lixo Eletrônico inaugurada em 2010, na Barra Funda, é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849. Mais informações no site www.coopermiti.com.br.

 

Serviço
Balanço do Cata-bagulho na região central

Data: Aos sábados

Horário: das 7h às 18 horas

Grátis

 

Ecoponto Glicério

Local: Avenida do Estado, esquina com rua Nova, Baixos do Viaduto Glicério

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 18 horas

 

Central de Triagem de Lixo Eletrônico - Coopermiti

Local: Rua Doutor Sérgio Meira, 268 - Barra Funda

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábado, das 9 às 13 horas

 

 

 

collections
Galeria de imagens