Subprefeitura Sé
Convênio entre Prefeitura e USP cria 100 unidades habitacionais para estudantes no centro da cidade
Com o objetivo de recuperar o Centro da cidade, além de atrair mais moradores para a região, a Prefeitura tem dado continuidade ao Programa de Requalificação Renova Centro. Nesse sentido, o prefeito Gilberto Kassab assinou nesta terça-feira (12) um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) que prevê a criação de 98 apartamentos destinados à moradia de estudantes. As novas unidades serão instaladas em dois prédios localizados na Rua José Bonifácio e na Rua Benjamin Constant, ambos no centro da Capital.
"Este convênio permitirá à Universidade de São Paulo disponibilizar uma série de moradias para estudantes que não teriam condições de estudar na USP caso não oferecêssemos essas habitações", explicou o prefeito.
A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP), já concluiu a desapropriação, a avaliação, a negociação com os atuais proprietários, e elaborou os projetos de adaptação dos imóveis. Após a reforma, as salas comerciais do prédio da rua José Bonifácio resultarão em 46 apartamentos de 48 m², sendo 35 conjugados e 12 de um dormitório. Já as unidades do imóvel na rua Benjamin Constant, de uso comercial e serviços, abrigarão 52 unidades de 43 m², das quais 8 serão conjugadas e 44 de um quarto.
Os projetos respeitam as premissas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e de sustentabilidade com o reaproveitamento máximo das estruturas já existentes. Os dois imóveis receberão os nomes de Villa-Lobos (Rua José Bonifácio) e Tarsila do Amaral (Rua Benjamin Constant) em homenagem aos renomados artistas. Esta iniciativa faz parte do projeto da Cohab que batizará os edifícios requalificados do centro com nome de personalidades ícones de São Paulo.
Caberá à USP pagar para a Prefeitura o correspondente pelo valor da desapropriação que foi feita feita pela Administração Municipal e o valor venal do imóvel. A Prefeitura, por sua vez, doará para a universidade os projetos executivos que já foram elaborados para os locais.
"Nós queremos resgatar o centro e trazer diversas populações para morar aqui. Outros prédios também serão reformados para habitação e há um esforço conjunto para requalificar a região que é dotada de infraestrutura e terá em breve muito lazer e cultura", salientou Ricardo Pereira Leite, secretário municipal de Habitação.
Projeto Renova Centro
O Renova Centro teve início em 2009 quando a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), por meio da Cohab, encomendou uma pesquisa para a FAU sobre imóveis desocupados no centro expandido aptos para serem adaptados para moradia. O estudo apontou 53 prédios sendo 75% deles imóveis utilizados comercialmente.
Quatros desses edifícios já foram desapropriados. Um deles é o antigo Hotel Cineasta, localizado na Avenida São João, que dará lugar ao Recanto dos Artistas. As habitações serão destinadas a artistas aposentados que possuem renda de até três salários mínimos. Serão 59 apartamentos que servirão de moradia para bailarinos, artistas plásticos, diretores e figurinistas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk