Subprefeitura Sé
Exposição retrata o universo da tatuagem na Passagem Literária
Presença marcada na pele de milhares de paulistanos, a tatuagem e sua história são os temas da exposição Tattoo, em cartaz na Passagem Literária da Consolação até 31 de julho. Com fotos de corpos tatuados, quadros, máquinas antigas e painéis explicativos, a mostra conta a origem e o significado da tatuagem para diferentes culturas, desde 5300 a.C. até o século XXI. A exposição é realizada pela Associação Via Libris, com curadoria do Museu Tattoo Brasil e apoio da Subprefeitura da Sé. O horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.
Os visitantes da Passagem Literária vão poder conferir a evolução das técnicas e materiais usados por tatuadores em diversas partes do mundo. “Antes da máquina elétrica, a tatuagem era feita com dentes afiados de animais, ossos ou espinhas de peixe”, conta Carla Rissatto, uma das organizadoras da mostra. Cerca de 30 máquinas usadas para fazer tatuagem estão presentes na exposição. A mais antiga delas é de 1968 e pertenceu ao dinamarquês Lucky, ou Mr. Tattoo, primeiro tatuador oficial do Brasil e responsável pela modernização da técnica no país.
“A exposição vai mostrar a história e as influências culturais e religiosas que a tatuagem moderna recebeu, além de desmistificar esta arte”, diz o tatuador Polaco, idealizador da exposição. “Por trás de uma tatuagem existe um artista e um procedimento, ela é uma obra de arte na pele”, completa o tatuador. A tatuagem já foi usada como parte de rituais religiosos, como signo distintivo entre sociedades e como sinal para marcar fases da vida. Os índios maoris, da Nova Zelândia, utilizavam a técnica há centenas de anos e estão representados por réplicas de suas cabeças tatuadas.
A chegada da tatuagem elétrica ao Brasil, no século XIX, é uma das curiosidades que vão ser contadas na exposição. Instrumentos e técnicas usados por chineses, tailandeses e indonésios há 100 anos também estão expostos. Já os painéis instalados na Passagem apresentam ao público os festivais de tatuagem que acontecem anualmente no Brasil e as novas técnicas e materiais usados, além de alguns artistas brasileiros. “A mostra é uma oportunidade para que as pessoas conheçam melhor uma arte que faz parte da vida de muitos jovens e adultos e está presente nas ruas cidade”, afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras e subprefeito da Sé, Andrea Matarazzo.
Passagem Literária
Com o objetivo de transformar um antigo corredor subterrâneo em espaço cultural, a Subprefeitura da Sé idealizou a Passagem Literária da Consolação. O local, que antes estava depredado, foi reformado em 2005. A passagem foi entregue ao público em novembro do mesmo ano e desde então abriga programação cultural variada e bancas que vendem livros usados. A Associação Via Libris, de livreiros, cuida da manutenção do local e mantém as bancas de livros.
Serviço
TATTOO
Exposição conta as origens e as influências que a tatuagem recebeu através dos tempos. Os visitantes vão conhecer também a evolução das técnicas e dos materiais usados na tatuagem.
Data: 2 a 31 de julho
Horário: das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.
Local: Passagem Literária da Consolação. Rua da Consolação, esquina com a Av. Paulista.
Grátis
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk