Subprefeitura Sé
Obras da unidade de saúde avançam e equipamentos são mobiliados no Complexo Prates
Nesta terça-feira de carnaval (21), o prefeito e a vice-prefeita e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social visitaram cinco equipamentos municipais na Nova Luz, no Centro. As obras da unidade saúde estão bem avançadas e os equipamentos sociais começaram a ser mobiliados no Complexo Prates.
Este centro de atendimento inaugurará um novo modelo de serviço ao unir o atendimento médico e social, no mesmo espaço, no tratamento aos dependentes químicos de álcool e drogas.
A caminhada pela região começou pelas obras do futuro Espaço de Convivência e de um Ecoponto, ambos na Rua Helvetia. Em seguida, a comitiva caminhou até a Tenda do Trabalhador na Alameda Dino Bueno, erguida no terreno de um dos imóveis que foram demolidos por risco de desabamento. Depois, o grupo visitou o Espaço de Convivência para Crianças e Adolescentes Mauá, na Praça Júlio Prestes, inaugurado em 2011. Por fim, a comitiva vistoriou as obras do Complexo Prates, no Bom Retiro.
Na ocasião, o prefeito ressaltou as ações na região como prioritárias para a gestão. “Esta é mais uma etapa do trabalho árduo, que é levar ajuda às pessoas que são dependentes químicas e que estão há muito tempo nas ruas. Todos sabem que o apoio no tratamento tem sido nossa prioridade no campo da Saúde e da assistência social”, disse o prefeito.
Complexo Prates
O Complexo Prates será destinado a moradores em situação de rua da região da Nova Luz e dependentes de álcool e drogas. Trata-se de um equipamento de Assistência Social ligado à Saúde, que irá funcionar como porta de entrada dos usuários nos serviços da rede sócio-assistencial. Ele possui uma área de 11 mil m², e contará com um Espaço de Convivência, com capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia, um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigo), com 20 vagas, e um Centro de Acolhida para Homens (Albergue), com 120 leitos.
“O complexo Prates é um equipamento que vem ao encontro dos objetivos da Prefeitura de oferecer atendimento às pessoas que ficam pelas ruas do Centro de São Paulo. Queremos que elas venham para cá como um primeiro passo para serem reinseridos na sociedade. Sabemos que se essas pessoas não tiverem o poder público ao seu lado dificilmente conseguirão se recuperar”, explicou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vai instalar no local uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), ambos com funcionamento 24 horas, com mais de 120 profissionais de saúde e 11 leitos para observação e internação emergencial.
“Este equipamento é algo novo no Brasil, pois ele trabalha com Saúde e Assistência Social de maneira integrada, em um mesmo local. Estamos trabalhando para que aqui haja um clima de acolhida e tranqüilidade. Se as pessoas se sentem patrulhadas, elas fogem de qualquer tratamento”, explicou a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social.
A atuação da SMS na região da Nova Luz tem sido diária e realizada por 200 agentes de saúde. A Ação Integrada Centro Legal realizada há dois anos e meio já efetuou mais de 180 mil abordagens, 11 mil encaminhamentos e 3 mil internações.
Futuro espaço de convivência na Rua Helvétia
Este equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social está em construção e deve ficar pronto em 20 dias. O local funcionará nos mesmos moldes das tendas já em operação na cidade e situadas na Mooca, Barra Funda, Santa Cecília e no Parque Dom Pedro II.
Neste espaço, será feita a triagem e o encaminhamento das pessoas em situação de rua para os serviços sociais da Rede Municipal. Banheiros com chuveiros, além de tanques de lavar roupa e varais, também ficarão à disposição do público.
Tenda do Trabalhador
Trata-se de uma tenda itinerante da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho montada em um dos terrenos onde foi demolido um imóvel com risco de desabamento. No pequeno auditório são proferidas palestras de preparação de Zeladores de Bairro, uma inovação da Prefeitura no atendimento a moradores de rua e desempregados em geral.
Essa iniciativa tem o nome de Projeto Operação Trabalho (POT). Trata-se de pré-selecionar em princípio 150 pessoas, que receberão cursos preparatórios para o exercício de sua função, que consistirá em percorrer as ruas dos bairros, ouvir a população e repassar as demandas de buracos nas ruas ou nas calçadas, lixo acumulado, árvores que necessitem de podas e lâmpadas queimadas, para as subprefeituras.
A Tenda está à Rua Dino Bueno, altura do nº 121, e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17horas.
Espaço de Convivência para Crianças e Adolescentes Mauá
A unidade atende crianças e jovens em situação de rua que circulam pela região da Nova Luz. O equipamento funciona como porta de entrada para serviços da rede municipal de Assistência Social e é um importante espaço que permite a ressocialização. Com o mesmo tipo de funcionamento das tendas já em operação na Mooca, Barra Funda, Santa Cecília e no Parque Dom Pedro II.
Uma equipe de educadores e assistentes sociais fica a disposição para atender os jovens que também podem participar de atividades esportivas e culturais. A capacidade de atendimento é de até 200 crianças e adolescentes. Localizado na Rua Mauá, nº 36, o Espaço de Convivência funciona diariamente, das 8 às 18 horas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk