Subprefeitura

Quinta-feira, 29 de Maio de 2008 | Horário: 13:11
Compartilhe:

Educadores descobrem a história do Teatro Municipal

Profissionais dos equipamentos sociais que atendem jovens na região central participam de uma visita monitorada no Teatro Municipal dentro do projeto Ampliando o Olhar Educativo

Os educadores dos núcleos socioeducativos e casas de acolhida têm uma programação diferente nesta sexta-feira (30). A partir das 13 horas, eles fazem uma visita monitorada ao Teatro Municipal, onde conhecem mais sobre a história, construção e personagens do local. A atividade faz parte da capacitação do projeto Ampliando o Olhar Educativo sobre os serviços socioassistenciais.

“Durante o ano, oferecemos ferramentas educativas para que os profissionais que lidam com estes jovens possam despertar neles o interesse por esportes, das artes e cultura, apurando a sensibilidade e oferecendo situações de análise da realidade”, explica a coordenadora de projetos educativos da Subprefeitura da Sé, professora Olga Arruda.

Sobre o Teatro Municipal
Com a perda em incêndio, em 1898, do Teatro São José, na Praça João Mendes, a Câmara Municipal aprovou o projeto de Gomes Cardim para a construção de um novo teatro. O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903, que foi considerada arrojada para a época. Recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII. Após oito anos de trabalho, o Teatro Municipal foi inaugurado. Além de ter recebido nomes como Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington, Ella Fitzgerald e Vivien Leigh, em 1922, foi cenário de um marco cultural da história, a Semana de Arte Moderna.

Sobre o Ampliando o Olhar
Com o sucesso do projeto O Centro é uma sala de aula nas escolas da rede municipal, em 2006, a Coordenadoria de Projetos Educacionais da Subprefeitura da Sé, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, começou a desenvolver atividades semelhantes com os educadores e os 3.500 jovens atendidos pelos 22 equipamentos sociais da região central. Nascia assim o Ampliando o Olhar Educativo sobre os serviços socioassistenciais, que leva formação para os educadores dos núcleos socioeducativos e casas de acolhida do Centro, sensibilizando estes profissionais e oferecendo atividades para as crianças e adolescentes atendidos.

Serviço
Visita monitorada do projeto Ampliando o Olhar Educativo ao Teatro Municipal
Data: 30 de maio
Horário: 13 horas
Local: Praça Ramos de Azevedo, s/nº- Centro
 

collections
Galeria de imagens