Subprefeitura Sé
Complexo do Gasômetro é o novo roteiro do projeto O Centro é uma sala de aula
A exposição conta por meio de painéis, fotos, vídeos e maquetes em holografia, parte da história da cidade de São Paulo, traçando um paralelo entre alguns fatos marcantes do passado da capital e a evolução do uso do gás, energia que impulsionou o crescimento da Cidade. Entre as atrações da visita, está uma maquete sobre a atividade do vaga-lume, que acendia os 700 lampiões a gás que iluminavam a São Paulo de 1877, na época com pouco mais de 31 mil habitantes.
"Outro ponto importante da atividade é trabalhar com os educadores a importância da preservação e conservação do Patrimônio Arquitetônico da Cidade", explica a coordenadora de Projetos Educativos da Subprefeitura da Sé, professora Olga Arruda, sobre o espaço que abriga a exposição, que tombado pelo Condephaat e pelo Conpresp, foi totalmente restaurado e revitalizado pela Comgás, unindo a preservação dos detalhes originais da construção com a tecnologia que tornou o prédio um edifício auto-sustentável.
A visita, feita com a monitoria da Fundação Patrimônio Histórico de Energia do Estado de São Paulo, dura aproximadamente duas horas.
SOBRE O CENTRO É UMA SALA DE AULA
Implantado no início de 2005, O Centro é uma sala de aula - uma iniciativa da Subprefeitura da Sé e da Secretaria Municipal de Educação e também tem como parceiros a ONG Cidade Escola Aprendiz, o Banco Santander, a Comgás e a Casa Redonda Produções - surgiu da necessidade de desenvolver atividades pós-aula que fizessem com que os estudantes aprendessem e tomassem conhecimento de tudo no entorno da sua região.
Até agora, o projeto contou com a participação de 10 mil alunos das 18 escolas municipais da região, além de 22 serviços socioassistenciais, com 3.200 jovens, que visitaram espaços culturais do Centro, como a Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Sacra, prédio do Banespa, Edifício Martinelli, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Cemitério da Consolação, Theatro Municipal, entre outros. Neste período, foram realizados 1.200 roteiros com os estudantes e professores da região central, num total de 80 mil atividades educativas realizadas. Desde 2005, o projeto já formou 180 professores, que se tornaram multiplicadores, e desenvolveu atividades complementares com outros 220.
Serviço
Visita monitorada à Exposição Permanente Memória do Gás
Data: 18 de junho - com turmas às 9h e às 14h
Local: Rua Capitão Faustino, 134 - Brás
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk