Subprefeitura

Quinta-feira, 5 de Março de 2009 | Horário: 15:19
Compartilhe:

Região central recebe primeiro Ecoponto

Ponto de coleta gratuito de entulho e objetos volumosos passa a atender a população de segunda a sábado, das 8h às 18h

Começa a funcionar no Glicério, a partir desta quinta-feira (5), o primeiro Ecoponto da região central. Com este serviço a população já pode descartar gratuitamente o entulho gerado em pequenas reformas e construções, podas de árvores, materiais recicláveis e móveis velhos. A iniciativa faz parte de uma ação em conjunto da Secretaria das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura da Sé, e da Secretaria de Serviços.

O Ecoponto Glicério é o 35º entregue para a população. Os outros 34 equipamentos estão espalhados pela Cidade. O objetivo destes equipamentos é recolher pequenas quantidades de resíduos de construção civil que muitas vezes são descartados de maneira irregular em vias públicas e córregos. “Este novo Ecoponto facilita a vida da população da região central e ajuda a combater o descarte, que muitas vezes é feito de forma criminosa na Cidade”, afirma o secretário das Subprefeituras Andrea Matarazzo.

Melhorias na região

O projeto de revitalização da região, degradada pelo entulho e pela separação de material reciclável que acontecia no meio da via pública, começou com operações na região, que além de promover a limpeza e manutenção, fecharam estabelecimentos que funcionavam de forma irregular.

Outra medida importante foi a implantação da Unidade de Triagem e Comercialização de material reciclável, que, desde janeiro deste ano, dá oportunidade a cerca de 80 catadores, que antes faziam seu trabalho de forma inadequada, sem condições apropriadas, sob o viaduto do Glicério.

A área também ganhou cara nova com grafites de Os Gêmeos e Nunca que coloriram os muros do entorno com sua arte.

Como funciona o Ecoponto

Cada pessoa pode depositar gratuitamente até um metro cúbico de material no Ecoponto, que equivale a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba. Podem ser levados resíduos da construção civil (desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras), móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos.

Quem gera muito entulho deve contratar uma empresa especializada em serviços de coleta e transporte de entulho, cadastrada na Prefeitura, que faz o descarte de forma apropriada em aterros de inertes. A relação das empresas cadastradas está no site www.prefeitura.sp.gov.br.

No Ecoponto, os materiais são separados para que seja dada a destinação correta ao entulho. Concreto, argamassa e alvenaria são encaminhados ao aterro de inertes; os recicláveis às 15 Centrais de Triagem para comercialização e o material sem possibilidade de reaproveitamento é levado a aterros sanitários.

No Glicério, o horário de funcionamento do Ecoponto será de segunda a sábado, das 8h às 18 horas.

 

Serviço

Ecoponto Glicério

Descarte gratuito de entulho gerado em pequenas reformas e construções, podas de árvores, materiais recicláveis e móveis velhos

Local: Avenida do Estado, esquina com rua Nova – Glicério

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18 horas

Grátis

 

collections
Galeria de imagens