Subprefeitura Sé
Fiesp exibe performances digitais até 06/07
Até o dia 6 de julho, a capital paulista recebe a programação “Performance – Expressões Digitais”. O evento reúne uma série de manifestações artísticas e revela o comportamento digital em cinco estações na fachada do edifício-sede da Fiesp (Avenida Paulista, 1.313).
Nos dia 5 e 6 de julho, o público ainda pode conferir ao vivo, respectivamente, o RTP/LED, com Live2, e o Superdose, com VJ Spetto, a partir das 20h30.
A partir da tecnologia e fundamentado na frase do antropólogo Ricardo Viveiros de Castro (1951) – “O chocalho do xamã é um acelerador de partículas” – o RTP-LED apresenta uma série de animações gráficas com referências a elementos dos povos e da flora do Brasil-pré-Brasil, também conhecido como Pindorama.
O ritual tecnoxamânico imagético é criado a partir do som captado de uma banda. Em tempo real, o áudio será transformado em imagens de flores, plantas, frutas e pessoas nativas do Pindorama, criando uma harmonia com os ritmos do Brasil contemporâneo.
Nos dias sem apresentações serão transmitidas a obra visual generativa “Selfiecity” e as instalações “Preto no Branco” e “Framing Body” intercaladas, entre 20h e 22h.
Das 22h às 06h, serão transmitidas versões em vídeos de todas as obras e performances.
Selfie São Paulo
A obra transmite e analisa imagens de selfies – ou autorretratos – tiradas na capital paulista e publicadas nas redes sociais, em especial no Instagram. Essa é a edição paulistana do projeto Selfiecity, do russo Lev Manovich, autoridade em novas mídias, que expôs a proposta em Hong-Kong, Bangkok, Nova York, Moscou e Berlim.
As fotos são detectadas através da hashtag #selfiecity. O projeto investiga e apresenta em tempo real as selfies usando uma mistura de métodos teóricos, artísticos e quantitativos. Além de transmitir as imagens, a obra apresenta um relatório comportamental da cidade, com informações sobre humor, postura corporal, média de idade e outras curiosidades e tendências da população paulistana.
Preto no Branco
Desenvolvida por dois brasileiros – Samira Brandão e Rogério Borovik – a exibição é feita por meio do diálogo entre várias linguagens, como a performance corporal, o processamento e a transmissão de imagens, a música e a computação gráfica.
O resultado são imagens de alto contraste, transmitidas em tempo real. A instalação é interativa e aberta ao público após as apresentações. Os participantes são convidados a interagir com a câmera e visualizar o resultado de suas performances instantaneamente na fachada multimídia do edifício.
Framing Body
A obra interativa criada pela brasileira Cynthia Domenico convida o público a participar da criação coletiva de uma videodança – modalidade artística resultante da interferência tecnológica na prática da dança.
Seguindo o pensamento universal de que todo brasileiro sabe dançar, a artista propõe aos passantes da Avenida Paulista um espaço interativo onde podem colaborar na criação coletiva de uma videodança e sua trilha sonora, que será transmitida na fachada do edifício-sede Fiesp/Sesi-SP em tempo real, formando uma coreografia de corpos híbridos. Todas as obras terão versão em vídeo para exibição após as 22h.
Serviço:
Performances - Expressões Digitais
Galeria de Arte Digital do SESI-SP e na Alameda das Flores, (Av. Paulista, 1.313)
Data: De 9 de junho até 7 de julho
Contatos: (11) 3146-7405/06
Confira a programação no sitedo Sesi-SP.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk