Subprefeitura Sé
Mirante Nove de Julho atrai milhares de pessoas na inauguração
Muitas pessoas que estiveram na região da Paulista neste domingo para andar de bicicleta, passear ou simplesmente aproveitar o dia ao ar livre deram uma passadinha pelo Mirante Nove de Julho para conferir e conhecer o espaço que por décadas esteve fechado. O local que fica atrás do MASP e sob o viaduto Bernardino Tranchesi, além de proporcionar uma vista panorâmica da avenida que tem o mesmo nome, agora conta com um café e um restaurante.
A ideia é que o mirante seja um dos mais importantes espaços culturais da cidade servindo de palco e abrigo para diversas expressões artísticas como exposições, cinema, música e feiras livres.
Quando a Avenida Paulista foi projetada no final do século XIX, o espaço foi reservado pelo engenheiro Joaquim Eugênio de Lima para ser um “Belvedere” (mirante em italiano). A estrutura começou a ser erguida em 1912, com base em um projeto desenvolvido pelo arquiteto Ramos de Azevedo que foi responsável pela obra. Na reforma atual as características originais desse projeto foram preservadas.
Em 2014 a Subprefeitura Sé abriu um chamamento público para que a iniciativa privada apresentasse projetos que envolvessem utilização e melhorias urbana, ambiental e paisagística para a área sob o viaduto Bernardino Tranchesi. Foram apresentadas cinco propostas que foram avaliadas por uma comissão que optou pela mais interessante em termos de investimento.
Esta é mais uma realização da subprefeitura em relação ao compromisso de requalificar espaços públicos como baixos de viadutos e outras áreas do centro, através de iniciativas que envolvam conservação e desenvolvimento de atividades que restaurem a convivência nessas áreas. “Os baixos de viadutos, por exemplo, não podem continuar degradados, precisamos ocupar esses espaços com bons cafés, livrarias, e espaços de cultura, lazer e recreação. Queremos replicar ações como está em outros pontos da região central. Nosso objetivo é requalificar áreas degradadas e devolvê-las aos cidadãos como espaços de convivência”, disse o subprefeito da Sé.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk