Subprefeitura

Domingo, 1 de Novembro de 2009 | Horário: 16:42
Compartilhe:

Descarte irregular de lixo gera multa

Mega Operação de Fiscalização na região central da cidade aplica 118 multas

Como forma de combater o descarte irregular de lixo em via pública, ação de grandes geradores de resíduos que não respeitam a legislação e caçambas em situação irregular, a Secretaria de Serviços, pelo Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) ,  realizou no início de outubro, uma Mega Operação de Fiscalização na região central da cidade.

Foram feitos 46 flagrantes de lixo colocado fora de horário em via pública, descarte irregular de entulho e veículo sem autorização fazendo o recolhimento de resíduos. Nove caçambas também foram apreendidas por estarem sem cadastro. Além dos flagrantes, os agentes vistoriaram 82 estabelecimentos cadastrados como grandes geradores no Limpurb, mas que estão com os registros desatualizados. Ao todo, os agentes aplicaram 118 multas que somam aproximadamente R$ 73 mil.

A operação, que mobilizou 50 pessoas divididas em 5 equipes, aconteceu das 7 às 22 horas na área compreendida entre as avenidas Rio Branco, Duque de Caxias e Ipiranga e rua Mauá, abrangendo ainda o corredor da avenida Casper Líbero até a Praça da República. Estiveram envolvidas na ação supervisores e agentes vistores do Limpurb, fiscais da Subprefeitura da Sé, concessionária da coleta de lixo, empresa de varrição, Guarda Civil Metropolitana e CET.

O foco principal da operação foi atacar os grandes geradores de lixo que desrespeitam a Lei 13.478, que obriga estabelecimentos que geram acima de 200 litros de lixo diariamente e prédios mistos, que produzem acima de mil litros de resíduos, a se cadastrar no Limpurb, contratar uma empresa de coleta e apresentar o local de destinação dos resíduos gerados.

collections
Galeria de imagens