Subprefeitura

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025 | Horário: 14:46
Compartilhe:

Paisagismo urbano chega na Avenida Nove de Julho

Serão 177 novas árvores, 500 m² de jardim de chuva e mais de 6 mil m² de paisagismo que vem para transformar a paisagem da avenida.

A Avenida Nove de Julho é uma das vias mais importantes e com maior fluxo na região central da capital paulista, tornando-a um ponto crucial para a mobilidade urbana de São Paulo. Pensando em transformar a paisagem, a Prefeitura de São Paulo iniciou em outubro deste ano a implantação de um corredor verde.
 

O projeto busca revitalizar a Nove de Julho, oferecendo uma nova perspectiva paisagística e ambiental para os munícipes que utilizam a via diariamente. Será realizada uma série de melhorias e intervenções ao longo dos 4,5 quilômetros de extensão da avenida, abrangendo o trecho que vai desde o Terminal Bandeira até a Rua Groenlândia.

 

Uma trabalhadora de uniforme laranja e colete amarelo, usando capacete azul, está ajoelhada na terra vermelha plantando pequenas mudas. Outro trabalhador está logo atrás dela. A cena se passa em um canteiro de obras/jardim em uma área urbana com árvores e prédios no fundo.

Crédito: Eduardo Ribeiro

Dentre as ações, destaca-se o plantio e a infraestrutura verde. Apenas a Secretaria Municipal das Subprefeituras, plantará 104 novas mudas de árvores de ipês roxos, que trarão um colorido especial à paisagem urbana. Além disso, o projeto contempla a implantação de 500 m² de jardins de chuva, essenciais para aumentar a área permeável e melhorar o escoamento de águas pluviais, somando-se a mais de 6 mil metros quadrados de paisagismo.

A revitalização faz parte de uma grande ação verde da Prefeitura de São Paulo focada em resiliência climática. O projeto faz parte de uma integração intersecretarial, que prevê o plantio de 177 novas árvores nativas e a instalação de sensores para monitorar a temperatura, umidade e qualidade do ar em tempo real. Com essas iniciativas, o Corredor Verde da Nove de Julho está totalmente alinhado com as metas de sustentabilidade e adaptação climática estabelecidas pelo Acordo de Paris.

 

Crédito: Eduardo Ribeiro

O Corredor Verde na Avenida Nove de Julho é apenas o projeto-piloto, que vai ser utilizado como referência para futuras intervenções em eixos como Paes de Barros, Campo Limpo e Pirituba.

As intervenções fazem parte de um grande conjunto de melhorias urbanísticas, trazendo mais permeabilidade e vida para a cidade de São Paulo. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o meio ambiente e o bem-estar da população. É a Prefeitura de São Paulo por um futuro mais verde.

Acompanhe a SMSUB nas redes sociais: 

collections
Galeria de imagens