Subprefeitura Sé
Prefeitura instala armários automáticos de entrega de autotestes de HIV no Centro e nas regiões Norte, Sul e Oeste da capital
A cidade de São Paulo lança um novo marco na inovação em prevenção em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, com o lançamento de cinco armários automáticos de entrega de autotestes de HIV, que permitirão retirada imediata por meio de QR code gerado no próprio equipamento.
Os armários estarão instalados na Galeria Olido e no Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas, ambos na região central; no Centro Cultural da Juventude – Ruth Cardoso (CCJ), na Brasilândia, Zona Norte; e no Centro Cultural Grajaú – Palhaço Carequinha, na Zona Sul, além do Terminal de Ônibus da Lapa, na Zona Oeste.
A iniciativa integra o conjunto de estratégias tecnológicas da Prefeitura para ampliar o acesso à prevenção de forma prática, segura e autônoma. O novo modelo permite que qualquer pessoa gere um QR code diretamente no painel do armário, sem necessidade de aplicativo ou cadastro prévio, facilitando o acesso ao autoteste em ambientes culturais, de lazer e grande circulação, possibilitando que mais pessoas comecem a se testar para o HIV.
A inovação reforça a missão da Coordenadoria de IST/Aids, de inserir o acesso a prevenção, diagnóstico e encaminhamento para a rede especializada no cotidiano da população, reduzindo barreiras históricas como estigma e deslocamento. Afinal, equipamentos públicos como terminais de transporte, parques e centros de cultura também funcionam aos finais de semana, em horários estendidos aos serviços de saúde.
Para a coordenadora de IST/Aids da SMS, Cristina Abbate, “essa é mais uma iniciativa para ampliar o acesso, especialmente em bairros mais distantes do Centro da e em locais estrategicamente escolhidos; a proposta é levar métodos de prevenção para espaços públicos, reduzindo barreiras e incluindo o cuidado no cotidiano das pessoas”, reitera.
Acesso a profilaxias
Além dos novos armários, neste primeiro dia do Dezembro Vermelho a Prefeitura inaugura, em parceria com o Metrô, a quinta máquina automática para retirada de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição da HIV (PEP), na estação Brás da Linha 3-Vermelha.
Desde o início da operação das máquinas, em junho de 2024, já foram registradas 7.500 retiradas dos métodos de prevenção (feitas mediante receituário emitido em consulta pela SPrEP, funcionalidade que integra o app e-saúdeSP), demonstrando forte adesão da população. Esses avanços tecnológicos acompanham resultados epidemiológicos positivos: segundo o último Boletim Epidemiológico de HIV/Aids da Coordenadoria de IST/Aids, a cidade de São Paulo completou oito anos consecutivos de queda nas novas infecções por HIV, totalizando redução de 53% desde 2016, com queda de 59% entre jovens de 15 a 24 anos apenas em 2024.
A capital registrou 18.500 novos cadastros para PrEP entre janeiro e outubro de 2025, uma alta de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, ultrapassando mais de 75 mil pessoas cadastradas. A PEP também apresentou crescimento, com 24.424 dispensações entre janeiro e outubro de 2025, crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Programação no domingo
A programação do Dezembro Vermelho inclui ainda a exibição, no domingo (30), do primeiro episódio da série “Máscaras de Oxigênio (não) Cairão Automaticamente”, que retrata de forma sensível e potente um recorte importante do cenário da epidemia de HIV nos anos 1980 e 1990. A exibição é uma parceria da Coordenadoria de IST/Aids com a Warner Bros. Discovery e a Produtora Morena Filmes.
Na ocasião, haverá uma roda de conversa sobre a evolução do tratamento nos últimos 40 anos de epidemia e a importância da promoção do acesso aos serviços especializados em HIV/Aids, combatendo estigmas que perduram e contribuindo para a redução de novas infecções.
Já na segunda-feira, dia 1º, haverá ações como testagem e aconselhamento na Praça da Sé, em parceria com o Sesc Carmo e a Agência de Notícias da Aids, além de testagem na Fundação Cásper Líbero em colaboração com a TV Gazeta. Monumentos públicos e equipamentos culturais serão iluminados de vermelho ao longo do mês, destacando a importância da conscientização e do enfrentamento ao HIV na cidade.
SERVIÇO
Domingo, 30 de novembro
Das 17h às 20h - Exibição do primeiro episódio da série “Máscaras de oxigênio (não) cairão automaticamente”, no Hotel Pestana (Rua Tutóia, 77, Jardim Paulista), incluindo roda de conversa com Cláudio Pereira (presidente do Grupo de Incentivo à Vida), Marcia Marci (gestora cultural e consultora de prevenção ao HIV/Aids), Victor Bebiano (diretor e produtor), com Mediação de Roseli Tardelli, jornalista e fundadora da Agência de Notícias da Aids.
Segunda, 1º de dezembro
Das 11h às 16h - Ação na TV Gazeta e Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900), com testagem rápida para HIV e entrega de preservativos internos e externos, gel e autoteste para o HIV.
Das 10h às 15h - Ação na Praça da Sé, com testagem rápida para o HIV, sífilis e hepatites B e C, entrega de PrEP e PEP e distribuição de preservativos internos, externos e gel.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk