Subprefeitura

Terça-feira, 4 de Novembro de 2025 | Horário: 16:07
Compartilhe:

Prefeitura já transformou mais de cinco mil pontos de descarte irregular em espaços revitalizados

Além de recuperar espaços públicos, o Revitaliza SP traz ações de conscientização ambiental à população

A Prefeitura de São Paulo trabalha diariamente na zeladoria e transformação dos espaços públicos da cidade, promovendo ações que melhoram a qualidade de vida da população e resgatam o uso urbano de áreas antes degradadas. Entre essas iniciativas está o projeto Revitaliza SP, coordenado pela Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp).

O Revitaliza SP tem como objetivo eliminar e revitalizar pontos viciados de descarte irregular de entulho em todas as regiões da capital. Foi o que aconteceu no ponto localizado na Rua Sargento José Martins Dias esquina com a Praça Tuney Arantes. A ação envolve a retirada dos resíduos do local e a recuperação da área, com pintura de guias, muros e postes, capina, paisagismo e grafite.
Além deste, desde a criação , em 2019, o projeto foi responsável pela revitalização de mais de cinco mil pontos de descarte irregular na cidade. De janeiro a setembro deste ano, 713 espaços foram recuperados, resultando na coleta de 1.129,54 toneladas de resíduos e na conscientização de 3.644 pessoas. Em 2024, foram 814 pontos de descarte irregular revitalizados, com a remoção de mais de 968 ton de resíduos e 6.646 pessoas conscientizadas.
 

As atividades do projeto Revitaliza SP começam com a organização das oficinas do projeto, que conta com a preparação de mudas, floreiras, artes para o grafite e reuniões de alinhamento. As ações acontecem periodicamente em diversas regiões da capital. Na semana anterior à oficina, os agentes ambientais convidam os moradores para participar da atividade, além de divulgar serviços da Prefeitura como os Ecopontos, a Operação Cata-Bagulho e o funcionamento dos Pátios de Compostagem.

Após a transformação, os locais recebem placas informativas com os endereços dos Ecopontos mais próximos, o valor da multa para o descarte irregular e a data da revitalização. Para que esses espaços permaneçam limpos, a colaboração da população é essencial. O descarte irregular de entulho em vias públicas é passível de multa, no valor de R$25 mil, conforme a Lei nº 13.478/02, e também é considerado crime ambiental.

O Revitaliza SP é mais uma das iniciativas da Prefeitura de São Paulo que busca requalificar e recriar espaços urbanos, devolvendo à população áreas limpas, seguras e com novo propósito.
 

collections
Galeria de imagens